Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail
Qui, 08 de Julho de 2010 15:18

Exposição Médicos sem Fronteiras em Florianópolis

 

Por Monique  Nunes

A “Exposição Interativa Médicos Sem Fronteiras no Mundo” com exposição de fotos, vídeos, mapas e a realização de atividades está aberta ao público no Shopping Iguatemi.  As visitas monitoradas podem ser feitas de terça a sexta, de 12h às 20h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h. A proposta da exposição é mostrar como e onde atua a organização “Médicos sem fronteiras” e expor como é a vida da população pobre nos países em que a ONG atua. Além de fotos e vídeos, o público pode ver um mapa onde estão os brasileiros que atuam no “Médicos sem fronteira”. A exposição já passou por oito capitais brasileiras, sendo vista por mais de 150 mil pessoas. Em Florianópolis, pode ser vista até o dia 25 de julho.


A “Médicos sem fronteiras” (www.msf.org.br) é uma organização humanitária internacional criada em 1971, na França, por médicos e jornalistas. A proposta era prestar atendimento emergencial à população que não tinha condições adequadas, além de chamar a atenção para as condições de vida dessas populações.  Atualmente são mais de 28 mil profissionais em mais de 70 países. A ONG concentra seus esforços no continente africano e na Ásia/Oriente Médio, por serem as regiões que mais sofrem com conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais e fome, que são as principais áreas de atuação da organização. Também são enviadas equipes em casos de violência sexual, exclusão do sistema de saúde, desnutrição infantil e demais situações extremas.


Os princípios da “Médicos sem fronteiras” são baseados na ética médica e na imparcialidade. A organização é comprometida em prestar atendimento a quem necessita, sem distinção de raça, preferência política ou religião. Também se compromete a não tomar partido em situações de conflitos, atos descritos em sua carta de princípios, criada em 1971. A organização é mantida através de doações, sendo que mais de 80% são feitas por pessoas físicas, o que garante independência para atuação sem a interferência de governos ou empresas. o Brasil, hoje, a organização atua em Alagoas, estado mais afetado com as chuvas em junho (http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/alagoas-confirma-34-mortes-causadas-pela-chuva25062010.html). Foram enviados profissionais para a região do rio Mundaú, onde há mais de 25 mil pessoas desabrigadas, para prestar apoio psicológico, distribuição de kits de primeira necessidade, kits de higiene e o acompanhamento do surgimento de doenças como leptospirose e dengue, para monitorar o risco de epidemias.

Clique nas perguntas para ouvir a entrevista com Heloísa Granja, assistente da comunicação da "Médicos sem fronteiras",  no Rio de Janeiro

1) Quais são as principais áreas de atuação do Médicos sem fronteiras?
2) Quais profissionais podem fazer parte da organização?
3) Quem financia os projetos?
4) Como podem ser feitas doações?