Cabelos Bonitos

Por Stephanie Pereira

Infográfico: Stephanie Pereira

Como manter os cabelos bonitos, saudáveis e acompanhar as tendências da moda? Estas são dúvidas freqüentes para homens e mulheres. E com isso muitas outras perguntas aparecem: qual o xampu correto para o tipo de cabelo, quantas vezes deve-se lavá-lo, quais tipos de tratamentos existem para acabar com problemas como caspa e queda de fios.

A médica Mariana Mazzoni Sens, residente em dermatologia do Hospital Universitário diz que diariamente homens e mulheres procuram auxílio para tentar solucionar problemas relacionados à saúde dos cabelos. A maioria destas pessoas chega ao consultório porque estão preocupados com a queda excessiva dos fios: “A queda de cabelos pode ser conseqüência de um ou de vários fatores. Entre eles está a predisposição genética,  que pode ser materna ou paterna, distúrbios fisiológicos, como anemia, distúrbios emocionais e até mesmo a má alimentação.”, explica.

Para o tratamento ou redução da queda de cabelo existem várias as opções para tratamento, desde produtos cosméticos, medicação via oral ou medicamentos que podem ser aplicados no local. Além disso, o paciente pode tomar medidas extremas, tais como o transplante capilar. Mas antes de tomar qualquer  decisão é necessário sempre consultar um dermatologista.

Outro problema recorrente é popularmente conhecido como caspa. “O que as pessoas chamam de caspa, nós chamamos de dermatite seborréica. Quando o paciente chega ao consultório nós avaliamos o problema. O tempo e a forma tratamento variam de caso para caso.”, diz Mazzoni.

A causa da doença não está estabelecida e ela não é contagiosa. A médica  Vanessa P. Martins da Silva, também  residente em dermatologia do Hospital Universitário, explica que para que se tenha caspa é preciso que se tenha certa predisposição: “Geralmente o paciente já tem tendência para adquirir o problema. Quando a caspa é de grau leve, alguns dos xampus que estão disponíveis no mercado podem controlar. Estes xampus têm em sua fórmula uma quantidade reduzida do remédio que nós receitamos. Quando o problema é maior, o tratamento deve ser feito com o uso de outros medicamentos. De qualquer forma, o tratamento médico deve ser feito com o acompanhamento de um dermatologista.”, afirma. Segundo a médica, a caspa pode ser controlada quando o paciente segue corretamente as recomendações médicas.

Beleza de salão

Nos salões de beleza, as pessoas buscam estar na moda e com cabelos bonitos. Para isso, procuram diversos tratamentos para melhorar a estética dos fios e também complementar a aparência. A procura por tratamentos químicos ainda é maior entre as mulheres, embora os homens também estejam ousando neste sentido.

Seja qualquer tipo de cabelo, curto, comprido, liso, crespo ou ondulado, se eles estiverem bem tratados eles vão emoldurar o rosto, ajudando a valorizar e complementar o estilo de casa pessoa. Mas vale lembrar que para ter os cabelos saudáveis é preciso que os cuidados comecem em casa.

Recomenda-se que cada um conheça qual tipo de cabelo possui. Se não conseguir classificar, peça a ajuda de um profissional. E assim, use o xampu adequado para seu tipo de cabelo. Outra dica útil é ter o hábito de lavar os cabelos com xampu anti-resíduos ao menos uma vez por semana. Esse produto faz uma limpeza profunda dos fios e deixa os cabelos prontos para receber os ativos de seu xampu habitual.

Então para ter fios saudáveis e bonitos, consulte sempre seu cabelereiro de confiança, e visite o dermatologista não apenas quando você supõe estar com um problema, mas também  para fazer uma simples checagem e certificar-se que seu seus cabelos estão saudáveis.

Dúvidas frequêntes

Ione Bahls, cabelereira do salão Flanar respondeu algumas duvidas mencionadas no começo da matéria:

Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento do cabelo?

Os cabelos se acostumam com xampus?

Não é bom o uso de xampus de diferentes marcas?

Água fria deixa o cabelo mais brilhante?

Lavar os cabelos deixa os cabelos mais oleosos?

Existe diferença entre escova progressiva e escova definitiva?

O que é cauterização de fios?