Twitter   RSS   Facebook

 

Imprimir E-mail

Final da Copa Santa Catarina

Por Guilherme Augusto Teixeira
Infográfico: Joice Balboa

Após dois anos, Joinville e Brusque voltam a decidir o título da Copa Santa Catarina. A primeira partida será realizada no Estádio Augusto Bauer, nesta quarta-feira, 7, às 20h30. O segundo confronto será na Arena Joinville, no sábado, 10, às 16h, um dia antes da final da Copa do Mundo. O vencedor conquistará a vaga na Série D e na Copa do Brasil de 2011, além de representar Santa Catarina na Recopa Sul-Brasileira deste ano, competição na qual o estado tem hegemonia com três títulos em três anos de competição. O Joinville e o Brusque foram os dois últimos campeões desse torneio.

A decisão da Copinha  será realizada em duas partidas, o Joinville será o mandante do jogo de volta e, por consequência, terá a vantagem de dois resultados iguais, pois apresentou o melhor índice técnico no decorrer da competição, com média de 2,5 contra 2,35 do Brusque. Como os grupos têm números desiguais de participantes, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) definiu no regulamento que o índice técnico seria definido pela razão entre o número de pontos e o número de jogos, sendo considerado apenas as partidas das Fases de Grupos. Confira aqui as estatísticas desta edição.

O Joinville conquistou a vaga ao ser campeão do primeiro turno diante do próprio Brusque, quando ganhou do time do Vale do Itajaí por 5 a 2 e empatar no Augusto Bauer por 1 a 1. Antes disso, o JEC havia eliminado o Criciúma nas semifinais e Figueirense e Imbituba na Fase de Grupos. O JEC, que teve como destaque o artilheiro Lima, terminou a etapa com 5 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota. No segundo turno, a equipe caiu nas semifinais.

Já o Brusque chegou à decisão após passar pelo Criciúma na final do segundo turno, neste domingo, dia 4 de julho. A equipe, que tinha vencido por 3 a 1 em casa, empataou por 1 a 1 no Heriberto Hülse em uma partida que acabou aos 52 minutos do segundo tempo. Nas semifinais, a equipe havia passado pelo mesmo Joinville e, na Fase de Grupos, deixou para trás Avaí, o rival Metropolitano e o modesto Juventus de Jaraguá do Sul, então lanterna do Campeonato Catarinense. O Tricolor tem o destaque do atacante Pantico, que salvou a equipe do rebaixamento no estadual. No returno da Copa SC, terminou com 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

Com três desfalques para a final, o Joinville do técnico Edinho Nazareth deve entrar em campo com a mesma equipe que perdeu por 1 a 0 para o Atlético-PR, em jogo treino na capital paranaense, mas com Fabiano no gol no lugar de Paulo Sérgio e sem a presença de Renato Santos e Miro Bahia, punidos pelo terceiro amarelo. Já o Brusque, não contará com Carlos Alberto, suspenso na partida contra o Criciúma pelo cartão vermelho. Contudo, o técnico Joceli dos Santos terá as voltas de Rogélio e dos artilheiros Rafael Xavier e Pantico.

A Copa Santa Catarina de 2010 é a 12ª edição da competição. Caso conquiste a taça, o Brusque será o recordista com 3 títulos. Em caso de vitória do JEC, o Tricolor do Norte se igualará ao adversário e ao Figueirense, com duas conquistas cada. O torneio ocorre em paralelo com a Copa do Mundo e serve como preparação para as equipes para as competições nacionais, a serem realizadas após o término do mundial. Clique aqui para ver a lista de campeões das edições anteriores.

O torneio teve destaque no início com o anúncio de desistência do Atlético de Ibirama, após a equipe ter realizado um bom Campeonato Catarinense. Por causa disto, a tabela da Copinha foi alterada, com mudanças no regulamento para a definição do índice técnico.  Como a equipe do Alto Vale se afastou das atividades do futebol profissional, foi declarada rebaixada em último lugar, garantindo a permanência da Chapecoense na Divisão Principal do estadual

Opinião de torcedores

(Clique nas perguntas abaixo para ouvir as respostas)

Richard Tierri Andrietti (Brusque):

Quais as suas espectativas para a decisão da Copa Santa Catarina?

Quais os principais defeitos que podem ser vistos na equipe?

O JEC tem um grande ataque com Cris e Lima, mas o Brusque também tem dois grandes atacantes: Rafael Xavier e Pantico.

Qual a melhor postura para a equipe, levando em consideração a vantagem do adversário?

Matheus Lobo Pismel (Joinville):

Como você avalia a importância da Copinha e qual as chances do Joinville?

O Brusque tem dois grandes atacantes: Rafael Xavier e Pantico, mas o JEC tem Lima e Cris.

Quais os problemas que a equipe precisa superar para bater o adversário?

 

O JavaScript está desabilitado!
Para ver esse contúdo, você precisa de um browser capaz de reconhecer JavaScript.