Ensino escolar e a Copa do Mundo 2010

Texto e foto por Leonardo Lima
Ilustração: Paulo Crocomo
Infográfico: Joice Balboa

A Copa do Mundo é um dos eventos esportivos de maior relevância no cenário mundial e milhões de pessoas ao redor do mundo têm suas rotinas alteradas por causa dele. Mesmo aqueles cidadãos que não contam com a seleção do seu país no campeonato são envolvidos no assunto que ocupa a maioria dos noticiários durante o período de 11 de junho até 11 de julho, quando acontece a grande final no estádio Soccer City, na cidade de Johanesburgo, na África do Sul.

As escolas de Florianópolis também mudaram o calendário escolar devido aos jogos da Seleção Brasileira. Além de perguntar a opinião dos pais, procuramos conhecer a rotina do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus , da Escola Municipal José Jacinto Cardoso e do Colégio Catarinense no período da Copa 2010.

Opinião de pai

O professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Áureo Mafra de Moraes, que tem dois filhos matriculados em colégios que estão paralisando as aulas durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2010, comenta que a vontade dos estudantes em assistir aos jogos é natural e considera o recesso de aulas dado pelos colégios uma boa prática. No caso dos filhos, Áureo diz que deixa a escolha por conta deles: “Eu pergunto pra eles se querem ir à aula ou não e respeito qualquer que seja a decisão.”. O professor da UFSC considera ainda ser hipocrisia querer que os filhos assistam à aula enquanto todos os funcionários públicos, inclusive ele próprio, assistem ao jogo.

Colégio Bom Jesus Coração de Jesus

No Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, os alunos não foram dispensados para nenhum dos jogos da Seleção Brasileira. Todos os colégios da rede Bom Jesus em Santa Catarina montaram um espaço especial nos ginásios com um telão, onde é projetado o jogo para que os alunos e funcionários acompanhem o campeonato na própria instituição. Segundo a assessoria de comunicação da rede, essa prática evita o deslocamento de alunos e funcionários e ainda há a facilidade de retomar as aulas depois do  fim do jogo. O colégio também perfila os alunos e executa o Hino Nacional nos dias de jogos da Seleção Brasileira.

Para o professor de Educação Física do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, Fabiano Souza Pereira, o momento da partida da  seleção brasileira, onde os estudantes de todas as séries do colégio são reunidos no ginásio para assistir ao jogo, é importante, pois “Além de ser uma oportunidade a mais de convivência e respeito à pátria através do esporte, os alunos ficam todos juntos torcendo para a seleção, cantam o hino nacional e exercitam o respeito entre os colegas.” diz o professor Fabiano Pereira, que ainda explica como o tema Copa do Mundo é utilizado em outras atividades didáticas, como o Projeto Virtudes, um trabalho semestral em que cada série trabalha com uma virtude como Fraternidade, União e Confiança. Nesse ano, as virtudes estão sendo relacionadas com o significado social do futebol e do esporte na Copa do Mundo.

Escola Municipal José Jacinto Cardoso

A Copa do Mundo da África do Sul que irá terminar no dia 11 de julho, com a grande final em Johanesburgo, alterou também a rotina dos estudantes da Escola Municipal José Jacinto Cardoso, situada na Serrinha, bairro próximo à UFSC. Durante os jogos do Brasil que ocorrerem no turno vespertino, os funcionários também são liberados e as aulas são interrompidas às 15 horas. Nos jogos no período da manhã, os alunos foram mantidos na instituição e acompanharam o jogo junto com professores e funcionários. Na escola municipal os professores estão trabalhando o campeonato mundial no Projeto Copa do Mundo. Cada turma escolheu um país participante para pesquisar a história e a cultura do local e apresentar um trabalho no final do semestre.

Colégio Catarinense

No Colégio Catarinense, os confrontos da Copa do Mundo de 2010 que ocorreram às 11 horas da manhã, as aulas e o expediente dos funcionários foram interrompidos às 10 horas. Nos jogos das 15h30, os alunos do período vespertino serão dispensados das aulas e os funcionários interrompem suas atividades somente durante o período do jogo. A Coordenadora de Ensino do Colégio Catarinense, a Professora Cleia Abdalla, diz que liberam os alunos por uma questão funcional, pois seria inviável obrigar os alunos a retornarem para o colégio depois dos jogos devido à dificuldade de locomoção no centro de Florianópolis. Segundo a professora “O trânsito nessa cidade está um caos. Imagine ainda se o Brasil vencer os jogos o problema que vai ser!”. A coordenadora diz ainda que foi recomendado aos professores que desenvolvessem atividades relacionadas com a Copa do Mundo como o estudo multidisciplinar do continente e país sede.

Confira as fotos dos alunos ajudando na decoração da Escola Municipal José Jacinto Cardoso.