Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Agosto de 2009 16:06

Convergência digital

UFSC aprova implantação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital e adapta uso da TV digital, do telefone e da internet para melhoria dos serviços de saúde

Por Arley Reis, jornalista na Agecom

Na TV digital, um programa de auditório com especialistas em saúde, discutindo temas do cotidiano, como o stress – e telespectadores participando de suas casas, pelo controle remoto. Na internet, exames disponibilizados em bancos de dados e sala de laudo virtual, para agilizar o atendimento ao paciente e evitar deslocamentos de cidades do interior para a capital.

Responsável pelo desenvolvimento e implementação de conteúdos e serviços como estes, a UFSC já deu suporte à implantação da Rede Catarinense de Telemedicina e desenvolveu projetos para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Interativa. Agora, com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Convergência Digital (INCoD), vai ampliar e aprimorar os benefícios que as tecnologias de informação e comunicação podem proporcionar para a qualificação dos serviços de saúde.

Com a aprovação do instituto, proposto em parceria com pesquisadores de instituições de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, a equipe do projeto Cyclops, ligado ao Departamento de Informática e de Estatística da UFSC, receberá financiamento de cerca de R$ 4 milhões para ampliar a pesquisa nesse campo.

A proposta prevê desenvolvimento de tecnologias, conteúdos e serviços, direcionados tanto ao cidadão quanto a profissionais da área de saúde. E para veiculação dos produtos em pelo menos três plataformas: internet, telefonia móvel de banda larga e televisão digital interativa.

Fonte: Jornal Universitário, Nº 403, Agosto de 2009, UFSC, pg. 9.