A nova proposta adapta todas as denominações atuais para 22 cursos

O Ministério da Educação (MEC) desenvolveu um projeto para diminuir o número de denominações para os cursos de engenharia. Após um levantamento, foi constatado que havia um número excessivo de nomenclaturas para cursos similares, o que gerava confusão. A iniciativa deverá servir como referência para a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos, ajudar na orientação de estudantes nas escolhas profissionais e facilitar o intercambio entre as instituições, assim como proporcionar às empresas, órgãos públicos e terceiro setor maior clareza na identificação da formação necessária aos seus quadros de pessoal.

A idéia é diminuir a quantidade de cursos superiores oferecidos, uniformizando denominações para conteúdos e perfis semelhantes. Essa convergência promete facilitar a compreensão do conteúdo dos cursos para os interessados na formação superior. Com a ajuda de profissionais e pesquisadores que atuam nas áreas, um estudo aprofundado desenvolveu uma proposta de nomenclatura que adapta todas as denominações atualmente existentes para 22 cursos.

Pela proposta do MEC, os 22 cursos seriam: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental,Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Alimentos,Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação,Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química.

O MEC disponibilizou para consulta pública dois documentos. O primeiro chamado

Convergência de Denominação (De → Para) ,que mostra o nome anterior e a sugestão de mudança. O segundo é o referencial dos 22 cursos de Engenharia, que descreve brevemente o perfil de cada curso: o perfil do egresso, os temas abordados na formação, as áreas de atuação, a infraestrutura recomendada e a legislação pertinente.

Essa consulta pública Consulta Pública busca sugestões dos mais variados setores da sociedade. As contribuições à consulta pública devem ser enviadas até o dia 31 de julho, por meio do formulário de avaliação, para o endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.