Intenção é estimular curso de línguas e debates

O interesse pela história, sociedade e aspectos culturais japoneses tem aumentado entre os acadêmicos da UFSC. Esse interesse  resultou na criação do Núcleo de Estudos Japoneses (NEJap), que busca difundir conhecimentos e criar vínculos com outras instituições de ensino.

O NEJap é sediado no Centro de Filosofia e Humanas (CFH) e realiza atividades como publicação de periódicos e tradução de obras. O grupo pretende realizar intercâmbio de pesquisadores para promover troca de conhecimento com outras instituições. Alunos de todos os cursos de graduação podem fazer parte do Núcleo, que a partir do próximo semestre formará grupos para leituras de textos sobre a história do Japão.

As aulas de língua japonesa oferecidas no curso extracurricular da UFSC também são apoiadas pelo Núcleo. Além do estudo do idioma, os alunos têm contato com a cultura nipônica em sala de aula. Maurício Ieiri, um dos criadores do NEJap analisa que apesar da universidade ter poucos estudantes com descendência japonesa, há muitas pessoas interessadas pelo país oriental. “A cultura do Japão é muito diferente e chama atenção dos jovens porque foge dos padrões eurocentristas.”

População nipônica em Santa Catarina

A pequena concentração de nikkeis (descendentes japoneses) na UFSC é reflexo da situação de Santa Catarina: 0,2% da população é composta por eles, enquanto este número  chega a 1,5% no Paraná. Atualmente a população nipônica no Brasil é de 1,5 milhões de habitantes e a maioria se concentra em São Paulo. A colonização em solo catarinense começou na década de 50 e formou algumas cidades que até hoje preservam a cultura de seus ancestrais, como Frei Rogério e São Joaquim.

Em Florianópolis a Associação Nipo-Catarinense tem aproximadamente mil integrantes, entre associados e dependentes.  De acordo com o presidente Elidio Sinzato, 60% deles são brasileiros sem raízes no outro lado do mundo. O presidente acredita que esta procura deve-se ao fato do “Japão ser visto como referência tecnológica e cultural, principalmente na área de desenhos animados”.

Idioma e cultura

O curso de japonês ministrado na UFSC conta com um diferencial: além do ensino da língua os alunos aprendem sobre a cultura japonesa. Os dois professores dos níveis I e II  se revezam em sala para lecionar o idioma e levar materiais sobre aspectos culturais do país. Atividades como saídas de campo, participações em eventos, palestras e exibições de obras do cinema japonês fazem parte das aulas.

O professor Rafael Burato analisa que muitos alunos vão atrás do curso a fim de aprender sobre os costumes orientais. Para ele “a cultura rica e interessante do Japão é o que atrai os alunos”.