Programa de Capacitação Empresarial dá noções de mercado e administração

Ser dono do próprio negócio é o sonho de milhares de pessoas. Para escapar de chefes mal-humorados e horários pré-determinados há quem tenha – ou planeje ter – a sua própria empresa. E para alcançar essa meta é necessário conhecimento.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa – Sebrae – oferece desde 2004 o Faça e Aconteça, um programa de capacitação à distância gratuito destinado aos empresários de pequenos negócios. O curso pode ser feito em casa ou no próprio ambiente de trabalho através da internet ou de apostilas impressas.

No Faça e Aconteça os alunos estudam seis módulos diferentes focados no mercado e em estratégias de como administrar um empreendimento. Os temas abordados são Gestão e Estratégia Empresarial, Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Processos e Custos.  De acordo com a coordenação do curso, para cada módulo são necessários 10 dias de estudo, o que faz o programa ter duração média de dois meses.

Para que os participantes consigam aplicar os conhecimentos adquiridos os estudos baseiam-se na história de uma família fictícia que possui três empresas. Ao longo do programa, a família tenta implementar nos negócios as idéias abordadas em cada módulo – e o aluno aprende a aplicar os conhecimentos em situações reais.

Segundo o Sebrae/SC, desde o início do programa mais de 20 mil pessoas já fizeram o curso em todo Brasil – e até no exterior. Vários participantes mandam e-mails ou cartas para a instituição, onde contam como o curso ajudou-as a cuidarem de suas empresas.

Os interessados podem fazer a inscrição pelo portal do Sebrae, no link pré-inscrições localizado no topo da página.