Homens traem mais
Mais de 20% dos homens brasileiros em um relacionamento fixo, traiu a parceira pelo menos uma vez. Já o uso da camisinha nessas ocasiões foi dispensada por pelo menos metade deles. È o que revela o mais novo levantamento do Ministério da Saúde que acaba de divulgar um perfil do comportamento sexual do brasileiro.

Foi ouvidas pelo Ibope a pedido do Ministério mais de oito mil pessoas entre setembro e novembro de 2008, todas entre 15 e 64 anos. 21% dos homens que tiveram relações fixas em 2008 traíram sua companheira com parceiras eventuais. Entre as mulheres esse índice fica em 11%.

O agravante é o não uso de camisinha nessas relações, 63% das pessoas que fizeram sexo fora da relação fica não usaram preservativo em todas as transas.

Em números populacionais, dos 43,9 milhões que tinham relacionamento fixo, 7,1 milhões traíram no ano passado. A Pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas na População Brasileira, relevou ainda que o sexo casual entre os entrevistados aumentou de 4,1% em 2004, para 9,1% em 2008.

Para o Ministro José Gomes Temporão o aumento do sexo casual é um agravante para o índice de traição. "Uma coisa nova, que surge, é a Internet como espaço de encontro, o que vai exigir do governo novas estratégias, novas abordagens para lidar com essa realidade".

A mesma pesquisa relevou que 10,3% dos homens já fizeram sexo com pelo menos uma pessoa conhecida através da internet. "Em sites de relacionamento, Orkut, blogs e outros espaços na rede mundial de computadores, o ministério vai ter de entrar e levar informações, discutir, entrar em debates", acrescenta o ministro.