Florianópolis adota o Dia da Consciência Negra

Por Diego Vieira e Nayara D'Alama

A Câmara dos Vereadores de Florianópolis aprovou um novo feriado municipal, o Dia da Consciência Negra, que passa a ser comemorado todos os dias 20 de novembro. A escolha da data se deve a morte do líder quilombola e herói negro Zumbi dos Palmares, em 1695. Para a lei entrar em vigor ainda este ano falta apenas a sanção do prefeito.

A votação aconteceu na última segunda-feira (9) e o projeto foi aprovado por unanimidade. Para o vereador Márcio de Souza, autor do projeto, o novo feriado tem a importância de valorizar a cultura e expressão do povo negro . “Com essa nova data queremos marcar no calendário municipal a importância do movimento negro e aprofundar nossa trajetória de lutas por uma sociedade mais igualitária”.

São José, município da Grande Florianópolis, também aprovou a lei. Lá, ela já foi sancionada e passa a valer ainda este ano. A data, que é comemorada desde a década de 60, também serve para a discussão de temas sociais, como a inclusão dos negros no mercado de trabalho e universidades públicas e a discriminação racial.

Feriado em outros municípios

Com a aprovação da lei, Florianópolis fará parte da lista de cidades que adotam o dia 20 novemnro como. Em 2008, aproximadamente 350 cidades optaram por parar suas atividades, entre elas Rio de Janeiro e Salvador. O número não é exato porque, de acordo com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), as informações são dispersas e o feriado é definido por cada município. Os estados com maior número de adesão ao feriado são Rio de Janeiro, Mato Grosso e São Paulo.