Projeto Integração Solidária

Por Nayara D'Alama

Fotos: Angieli Maros

Oficina de skate, contação de história, cama elástica, teatro de fantoches. Estas são algumas das atividades promovidas por estudantes da UFSC durante a manhã e a tarde da sexta-feira (6) para crianças de 6 a 12 anos da comunidade da Serrinha.  O projeto, desenvolvido na disciplina de Administração de Projetos do Centro Sócio-Econômico, pretende fazer a integração  entre a universidade e a população ao seu redor.

Pela manhã houve atividades como oficina de pipa e ioiô, pintura nos rostos das crianças, entre outras brincadeiras. Um profissional da saúde também ensinou os alunos a escovarem os dentes corretamente e cada um recebeu uma escova de presente. Marcos, de 7 anos, exibia sua escova azul para os colegas e mostrava que havia aprendido a lição: "Mexe para cima e para baixo". O menino estava gostando das atividades e queria ir para a fila da pintura de rostos, antecipando "Quero que pintem o carro do Batman!" O evento, Interação Solidária, foi realizado na Casa São José, entidade mantida pela igreja São José e que oferece reforço escolar, alimentação e atividades culturais e esportivas às crianças que não estão em horário de aula.

O desafio dos estudantes da UFSC era montar uma miniempresa, desenvolver um projeto social e executá-lo. Uma da organizadoras, Luzicleide Reis, explica que entre as etapas da atividade os alunos foram atrás de patrocínio e voluntários para o evento. A proposta da disciplina, explica a professora Louise Botelho é que os estudantes aprendam na prática a realização de projetos e estimule neles o interesse por ajudar a comunidade, indo além das atividades comuns de uma empresa. Louise está preparada para o futuro: o sucesso da atividade de hoje garantiu uma parceria entre a Casa São José e a UFSC, para que nos próximos semestres outros projetos sejam realizados no local.