Ter, 27 de Outubro de 2009 11:36

Após a Aventura, uma Utopia

Fernando Hernández*

Aqui seguimos, depois de 25 anos, construindo outra Escola da perspectiva educativa dos projetos de trabalho.

Aqui seguimos, embarcados na aventura de construir uma nova narrativa para a Escola em que todos e todas possam encontrar seu lugar para aprender.

Onde a paixão por aprendermos juntos constitua o guia da relação pedagógica.
Onde a indagação indique o caminho para chegar ao conhecimento sobre o mundo, sobre os outros e sobre si mesmo.
Onde a imaginação pedagógica nos permita inventar, experimentar, e criar longe de rotinas e de modas.
Onde desafiemos os tempos predeterminados impostos pelas estruturas e normas generalizadas que tentam impedir que flua o desejo de aprender.
Onde documentar nossas experiências de aprendizagem nos ajude não só a ter memória, como também compartilhar com os outros os nossos percursos.
Onde as famílias não sejam expectadoras, mas partícipes da aventura de aprender graças à possibilidade de compartilhar.
Onde os muros não sejam uma limitação, mas o desafio de incorporar e dialogar com o emergente, e não apenas com o existente.
Onde potencializemos múltiplos alfabetismos para dar conta do que somos e do que aprendemos.
Onde estabeleçamos conexões entre saberes, experiências e conhecimentos para além dos limites das matérias do currículo.
Onde pensemos sobre o que já sabemos e aprendamos a pensar sobre o que não sabemos.
Onde não exista "lição de casa", visto que se abre a possibilidade de desfrutar, de continuar descobrindo e nos fazendo perguntas em qualquer lugar ou circunstância em que estejamos.
Onde aprendamos a desconfiar dos relatos que fixam identidades e fazem ver o mundo de uma maneira única.

*Fernando Hernández é doutor em psocilogia pela Universidade de Barcelone, onde atualmente leciona. É assessor do Banco Mundial para a reforma na formação de professores na República da Górgia e contribuiu com a chamada teoria de aprendizagem, com trabalhos como e La biblioteca al centro de recursos para el aprendizaje y la investigación, e a La construcción de la identidad docente en la formación inicial del profesorado de secundaria