Banheiro móvel

Por Camila Ribas

Para construir uma das novas casas  que alocam famílias desabrigadas pela enchente são necessários cerca de 3 meses, segundo a Defesa Civil, sendo o banheiro a estrutura que leva mais tempo. Pensando em uma solução para acelerar esse processo, o Laboratório de Sistemas Construtivos (Labsisco) do Departamento de Arquitetura, desenvolveu o projeto de um banheiro pré-fabricado diferente: o processo de construção leva até uma semana e utiliza materiais baratos que podem, inclusive, ser conseguidos na região. Os materiais escolhidos também são mais leves, diminuindo o peso do banheiro em até um terço em relação aos tradicionais.

Estrutura de aço galvanizadoO projeto do banheiro, orientado pelo Professor Fernando Barth, foi pensado de forma que possa ser facilmente levantado por guindastes sem que nenhuma das peças se danifique durante o transporte. Para isso foi projetado um esqueleto metálico feito de aço galvanizado sobre o qual são construídas as paredes (veja o esquema ao ladoEstrutura sendo içada).

Para tornar o protótipo de 2,64m² de área e 2,40m de altura mais leve que os banheiros tradicionais, o material escolhido para substituir os tijolos na contrução das paredes foi uma estrutura de chapas de madeira mineralizada. O peso caiu das sete a oito toneladas, correspondentes a um banheiro do mesmo tamanho, para duas toneladas (veja na foto ao lado)

O reservatório de água suporta até mil litros de água fria e 250 litros de água quente. A água da bacia sanitária fica em uma caixa acoplada à própria bacia, o que evita desperdício de água. O aquecimento fica por conta de placas de pvc pintadas de preto e conectadas as tubulações de cpvc.

Embrião da Casa Caixa de alimentação e distribuição

O projeto do banheiro foi pensado também para agilizar a montagem do resto da casa. Ao lado da porta de entrada, foi colocada uma caixa de distribuição que e alimentação de energia elétrica que dá conta de uma casa inteira. Assim, tudo o que é preciso fazer é ligar os fios a partir dessa caixa, e distribuir para cozinha, sala e dormitórios.

Uma das paredes externas também foi pensada para já levar parte da cozinha. Revestida de MDF e fórmica, a parede lateral direita deverá sair com tomadas para o fogão e geladeira e com a pia da cozinha já instalada. O banheiro vai para o transporte, inclusive, com todo o sistema de esgoto pronto, só precisando que a casa tenha um "abaulamento" de cerca de sete centímetros, para que os pisos fiquem do mesmo nível.Estrutura interna do banheiroO grupo de pesquisadores responsável pelo banheiro móvel do departamento de arquitetura se inspiraram na estrutura de banheiros de hotéis como o F1 e o Ibis e, a partir de então passaram a pensar os materiais de forma que o projeto final saia com a mesma qualidade e o menor preço possível. Resultado: cerca de 2.700 reais, custo que se adequa ao estipulado pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), de forma que a  construção dos protótipos do projeto podem ser financiados pelo governo federal.

Os alunos ainda estão otimizando o projeto. De acordo com relatos da aluna Priscila Becsi, da terceira fase do curso de arquitetur e, bolsista Pbic do grupo de pesquisa, a experiência de colocar o projeto na prática está sendo enriquecedora na sua formação como arquiteta. "Tinha um pedaço da estrutura da laje, por exemplo, que estava de acordo no desenho, mas quando construímos ela começou a ceder. Então tivemos que retocar o projeto e refazer a estrutura.", explica.

Os materiais usados no projeto podem ser todos conseguidos na região. As placas de madeira mineralizada, em Blumenau e a madeira, em Lages, por exemplo. Saiba mais sobre os projetos do Labsisco no site do laboratório