Máquina de aromas chama atenção na Sepex

Laryssa D'Alama

Muita gente acha que conhecimentos sobre química, física ou matemática só servem para tirar dez nas provas e não percebem que muito do que é ensinado nas escolas e faculdades está presente na vida cotidiana. Para demonstrar isso, o laboratório Quimidex está expondo na Sepex o estande “A química em nossa casa”.

O Quimidex é um laboratório do Departamento de Química da UFSC. “Nossos estudos não são voltados à pesquisa, mas sim, à apresentação em escolas das aplicações da química no dia-a-dia”, explica Flaviane Santos, aluna de Química e bolsista do laboratório.

Com exemplos práticos como latas de óleo, caixa de hambúrguer, vinho, leite e produtos que utilizamos diariamente é mostrado como a química está presente no dia-a-dia de cada um.

O Laboratório também estuda o processo de fermentação, purificação da água, extração de álcool da cana-de-açúcar e sintetização de aromas. A grande atração do estande é a  máquina de aromas. Com a frase “Teste o seu nariz”, colada nos dois lados da máquina, ela chama a atenção dos visitantes da Sepex.

A máquina tem 12 botões de cada lado. Seis deles estão ligados a um borrifador de aroma e os outros seis indicam os cheiros possíveis de serem sentidos na máquina. “O teste é simples, só tem que apertar um botão e tentar descobrir qual aroma é. Depois, aperte novamente o botão junto com o que indica o nome do aroma que você imagina ser o certo”, explica Flaviane. Se ao apertar os dois botões a luz se acender, é porque você acertou.

O estande “A química em nossa casa” é o número 86 e está localizado no setor de Educação da Sepex.

Veja abaixo a galeria de fotos. Clique e interaja com as imagens:

"Get the Flash Player" "to see this gallery."