Campus Vivo

Por Rosielle Machado

Muitos carros e poucas bicicletas. É para mudar essa realidade que, desde o ano passado, o projeto Campus Vivo trabalha na criação de uma ciclovia ecoeficiente que melhore a mobilidade de pedestres, ciclistas e portadores de necessidades especiais na UFSC e conscientize a comunidade sobre os benefícios do transporte sustentável.

Na primeira etapa do projeto do sistema cicloviário, que já foi aprovado pela reitoria, serão interligadas as três principais rótulas da UFSC, a da Biblioteca Universitária (BU), do Centro de Convivência e do Centro de Cultura e Eventos. Depois, será construída uma pista ao redor do campus, interligando as áreas verdes com os centros de ensino. Há previsão também para a construção de espaços abertos de arte, com esculturas e murais de artistas catarinenses.

Como parte do projeto, os alunos da disciplina de Projeto arquitetônico e paisagismo I, do curso de Arquitetura, projetaram um bicicletário sustentável para a praça da BU, com reutilização de água da chuva e economia de energia elétrica. Entre os mais de dez projetos apresentados, serão coletadas as melhores idéias para a elaboração de um projeto final.

Conscientização também faz parte

Com o objetivo de informar a comunidade sobre o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e ecologicamente correto, o projeto Campus Vivo lançou a campanha Um calouro a mais, um carro a menos, que visa fortalecer a idéia de que nem todos precisam de um carro ao entrar na universidade. “Não necessitamos apenas de uma obra de infraestrutura, acreditamos na educação da comunidade”, afirma a bibliotecária Kellyn Vieira, que participa do Campus Vivo desde sua criação.

Outra ação do projeto é uma parceria com o departamento de segurança da UFSC para, em conjunto com a guarda municipal, discutir alternativas de fiscalização às leis de trânsito na UFSC e realizar uma reeducação nas salas de aula. “O que vemos aqui na UFSC é que muitas pessoas estacionam em qualquer lugar, comprometendo um direito básico das pessoas que é o de ir e vir sem empecilhos”, diz Kellyn.

Passeio ciclístico neste sábado

Amanhã, dia 24, o projeto Campus Vivo vai realizar um passeio ciclístico por Florianópolis, aberto a comunidade. O passeio faz parte da proposta da organização 350.org, que vai promover mais de 4.000 ações pelo mundo todo para chamar a atenção para o excesso de emissão de gás carbônico. A concentração dos ciclistas será em frente à concha acústica da UFSC, às 14h, e depois, acompanhados de policiais, seguirão rumo à Via Expressa Sul.
Para simbolizar o evento, o Campus Vivo está doando 350 mudas de plantas nativas da região de Florianópolis, como Ipê Roxo, Ticuana e Amurta. Quem se interessar em conhecer melhor a proposta da ciclovia, se informar sobre transporte sustentável e receber uma muda para plantar em casa pode conferir o projeto no estande 122 da 8º Sepex, que acontece na UFSC até amanhã.