Conhecendo a Floresta

Por Claudia Mebs

Vídeo Bárbara Lino

Caraguatá, Araçá, Guabiroba, Crem. Você pode não conhecer alguns desses nomes, mas a equipe do Npft /UFSC - Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais, está trabalhando junto a comunidades do sul do país para que o uso e manejo dessas plantas permitam a conservação e sustentabilidade da Floresta de Araucárias. São ao todo 17 estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que realizam pesquisas demográficas e levantamentos fito sociológicos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O projeto Conservabio começou em 2008, e em Santa Catarina atua nas comunidades Campininha, localizada na cidade de Três Barras, e Colônia Escada, em Irineópolis. Lá, a equipe promove o resgate das informações sobre as plantas que já são conhecidas pelas cerca de quarenta famílias envolvidas com o projeto nas duas cidades, além de classificar as espécies nativas de importância para os moradores. “Analisamos como eles utilizam a mata e fazemos o acompanhamento das plantas identificadas no início do projeto. É um trabalho de ressaltar o que as comunidades já fazem”, conta Samantha Filippon, doutoranda integrante do Núcleo.

São as famílias que escolhem a planta a ser estudada, além daquela escolhida pela equipe do NPFT. No estado, a planta escolhida foi a Caraguatá, uma bromélia terrestre que dá frutos parecidos com bananas pequenas. A partir da escolha, o projeto busca identificar a distribuição da planta na região e como os agricultores utilizam-na.

No Paraná e no Rio Grande do Sul, as cidades onde o projeto foi implantado são Irati e Passo Fundo. O Araçá e a Guabiroba foram as plantas escolhidas pela comunidade paranaense. Já no estado gaúcho, o Crem é que será pesquisado. Os resultados quanto a forma de utilização da mata pelas famílias ainda está sendo apurado, mas todo o mapeamento das plantas nativas da região já foi realizado.

O estande 127 do Núcleo de Pesquisa em Florestas Tropicais, localizados na área de Meio Ambiente, também expõe as ferramentas usadas diariamente pela equipe durante o mapeamento das espécies nativas na mata de Araucária e produtos obtidos através do manejo sustentável dessas plantas. Geléias e bebidas, como a Erva Mate, são usadas como exemplo de que geração de renda e extração ambiental sustentável podem conviver juntas. Para quem quiser saber mais sobre o Núcleo, o site www.npft.ufsc.br traz mais informações.

“Acompanhe a Sepex pelo Cotidiano