Projeto "Não me Lixo"

Por Rosielle Machado

Imagens: arquivo

Franciele, Talyta, Thiago e Francine têm um bom motivo para acordar cedo nos sábados de manhã. Eles fazem parte das 30 crianças que se reúnem semanalmente na Biblioteca da Mariquinha para ler, cantar, atuar, reciclar, plantar ou simplesmente brincar. As atividades são realizadas pelos estudantes que fazem parte do projeto Não me Lixo, que desde 2004 busca uma integração entre a universidade e a comunidade do Morro da Mariquinha, localizada no Maciço do Morro da Cruz, no centro de Florianópolis.

A idéia do projeto surgiu em 2004, quando o Centro de Educação Infantil Cristo Redentor procurou apoio da UFSC para aprofundar as reflexões sobre a questão ambiental no local. A partir daí, estudantes de medicina, pedagogia, artes cênicas, psicologia e engenharia desenvolveram trabalhos em torno da ecologia e da promoção da saúde através da arte.

Inicialmente sem um espaço próprio, o projeto ganhou, em março do ano passado, a Bibliotequinha – Biblioteca da Mariquinha – em um salão cedido pela igreja da comunidade. Desde então, foi possível desenvolver melhor o conceito principal do Não me Lixo, que busca incentivar a liberdade da educação popular, ao invés da educação formal e regrada com a qual estamos acostumados. A estudante de arquitetura Paloma Elisa, voluntária desde o ano passado, explica a idéia: “Quando você poda uma árvore ela não vai produzir algo novo. Nós não pensamos no científico, na metodologia, queremos apenas proporcionar relações saudáveis”. Sobre a relação com as crianças, Paloma acha difícil explicar. “É abraço, é beijo, é carinho, amor, apoio emocional mesmo. O projeto acaba sendo a diversão e o auxílio delas”.

O número de alunos envolvidos no projeto muda a cada semestre, mas atualmente apenas três pessoas desenvolvem as atividades com as crianças. Quem se interessar em conhecer mais o projeto e participar, pode ter acesso a mais informações no estande 156 da 8º Sepex, que acontece até o dia 24 na UFSC.

Veja fotos das atividades do projeto