Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail
Qua, 21 de Outubro de 2009 15:50

Feira do Inventor traz criações curiosas para a Sepex

Por Laryssa D'Alama

 

Uma escova que que já vem com a pasta de dente e fio dental. Uma vara de pescar com espera. Um banquinho que acalma o bebê. Um emissor infravermelho contra seqüestros e assaltos. Essas e outras invenções criativas podem ser vistas e experimentadas na 1ª Feira do Inventor, uma das novidades da 8ª Sepex.

A Feira do Inventor tem como objetivo apresentar ao público os projetos desenvolvidos por inventores da UFSC, outras instituições e por inventores independentes, promover a integração entre a indústria e a divulgação dos inventos.

A ideia de fazer a Feira veio de um outro evento no Espírito Santo que o diretor do Departamento de Projeto de Pesquisa Jorge Campagnolo participou. “Ele trouxe a ideia e nós resolvemos tentar montar um evento igual aqui na UFSC”, conta Débora Menezes, pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC. “Tivemos o apoio do Departamento de Inovação Tecnológica, que fez um levantamento das invenções que poderiam ser expostas na Feira.”

Foi feita uma pré-seleção de 40 projetos e desses, 32 foram escolhidos para a exposição. Os estandes já estão abertos para visitações e chamam a atenção pela originalidade. Um exemplo é o Cool Therapy, uma atadura elástica feita de material sintético que ajuda na recuperação de cirurgias buco maxilares e de parótidas.

A inventora, Leila Matta, é dona de uma confecção e explica de onde tirou a ideia: “Um dia um médico veio reclamar para mim que fez uma operação no maxilar de um paciente, mas que ele não se recuperava porque não passava gelo ou repousava. Pensei sobre o assunto e crie esta atadura”.

 O Cool Therapy ainda não é comercializado porque Leila precisa de investimentos. “Participar da Feira é importante porque aqui estou em destaque e posso achar apoio para o meu projeto”.

Marcos Morais também está atrás de investidores. Seu invento é o Estojo Prático para Higiene Bucal, uma escova com pasta e fio dental embutidos. “Faz tempo que inventei este estojo, mas ainda não está no mercado. Espero que consigamos fazê-lo ser conhecido através da Feira”, espera Morais.

Após visitar os estandes, é possível votar em sua invenção preferida em um computador instalado no local. A Feira do Inventor vai premiar duas criações por mérito técnico e uma por votação popular. “Será dado um laptop 15” para os primeiros lugares e um laptop 10” para o segundo lugar por mérito técnico.

A premiação será realizada em 24 de outubro, último dia da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Feira do Inventor está localizada perto do portão 5 da Sepex.

Veja abaixo algumas fotos da Feira do Inventor. Clique e interaja com as imagens:

"Get the Flash Player" "to see this gallery."