Alunos do Aplicação dão aula na Sepex

No estande número 66 da Sepex está o projeto “Um caminho diferente para aprender a ler e...”, das crianças do ciclo 1A à 4ªA do Colégio de Aplicação da UFSC. Trabalhos feitos por alunos das diferentes séries estão em exposição e a apresentação deles para o público está sendo feita pelos próprios estudantes.

O tema deste ano é “A leitura do mundo e o mundo da leitura”. A coordenadora do projeto Maria Elza Lima explica o porquê do nome: “os nossos alunos, que têm entre seis e 10 anos, estão no período de alfabetização. Nós propomos ensiná-los de uma maneira diferente, para que eles aprendam a ler vendo o mundo, não apenas ficando no bê-a-bá”.

No estande isso fica bem claro com a atividade dos alunos do 1º ano, que expõem o trabalho “Fotografia: (re) significando olhares”. Nele, as crianças fizeram fotos com câmeras digitais, analógicas e outras produzidas com caixas de leite. “Atrás de cada foto tem um significado que os alunos tentaram transmitir com a imagem. É para que eles consigam ver o mundo com um olhar diferente”, explica Humberto Pires, estagiário do Aplicação. No estande também estão expostos desenhos e álbuns criados pelos estudantes.

A turma da 3ª série está expondo atividades relacionadas com poesias. Um jogo chamado “Poesia Visual” faz com que os visitantes interajam com as crianças. “A brincadeira é criar uma poesia com imagens recortadas de revistas”, explica a professora Cássia Machado. “Assim as crianças aprendem que através de imagens também podem expressar sentimentos.”

A 3ª série também está com jogos de montar e um desafio para o público. “Nossa professora fez um desenho e os visitantes têm que adivinhar o que é, colocando sua opinião em um papel e jogando dentro de uma caixa. Depois quem acertar ganhará um prêmio”, conta Gabriella, de 10 anos, que cuida dos jogos.

No estande também está à venda mini-pizzas, feitas pelos alunos da 4ª série. Cada pizza custa 50 centavos.
O estande do colégio Aplicação está localizado no setor de Educação.

Acompanhe mais da cobertura da Sepex pelo site do Cotidiano.