Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail

Meio ambiente é temática dominante de mostra de filmes na Sepex

Começou hoje e vai até sexta-feira (23 de outubro) a mostra de filmes Planet.move. O evento, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (Sinter) e a Sala Verde, traz à UFSC dez filmes com temas relacionados à preservação do meio ambiente. A mostra faz parte da programação da 8ª Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sepex) e tem como objetivo aproximar e conscientizar a comunidade sobre problemas ambientais. Além da exibição de filmes haverá debates sobre questões atuais como a busca desenfreada pelo petróleo e mudanças climáticas.

Programação:

Segunda-feira, 19
(as atividades acontecem no Auditório do CSE, na UFSC) :

18h filme O planeta trata das verdades e mentiras sobre as mudanças climáticas que a Terra vem sofrendo.

19h45min Palestra sobre Mudança climática, desastres naturais e legislação ambiental em Santa Catarina com Reinaldo Hass e Pery Saraiva Neto .

Terça-feira, 20
(as atividades acontecem no Auditório do CSE, na UFSC):

9h Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de cá. Conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual Milton Santos (1926-2001), levanta os problemas da globalização sob a perspectiva dos países em desenvolvimento e das comunidades carentes.

15h, A grande liquidação reflete sobre o efeito das privatizações de serviços públicos básicos, como fornecimento de água, energia elétrica e assistência médica, através de histórias de pessoas de várias partes do mundo.

18h Nós alimentamos o mundo relaciona o problema da fome com o sistema de produção dos alimentos, questionando a quantidade de pão que sobra nas padarias e a grande quantidade de terra destinada ao cultivo de soja para alimentar animais.

Quarta-feira, 21 – Não haverá programação

Quinta-feira, 22 (auditório da FEESC, na UFSC)

9h  Herança. Rodado no Rio Grande do Sul, mostra a luta de pequenos agricultores contra a degradação ambiental que está provocando a desertificação de suas terras e colocando em risco seu sustento.

9h45min
Urubus sem asas mostra como os catadores de caranguejo no Rio de Janeiro inventam novas utilidades para materiais encontrados no lixo.

10h Os homens do lago conta como vive a comunidade Puñaca Tintamaria, na Bolívia, abordando seus costumes, seu empobrecimento contínuo, a falta de terras e representatividade na sociedade, a contaminação do lago Poopó, com quem mantém estreita relação, e o impacto do aquecimento global.

* no auditório da reitoria
18h15min debate explora a reflexão proposta pelo filme Entre a meia-noite e o canto do galo. A história fala sobre a busca desenfreada pelo petróleo e investiga a empresa EnCana, ligada à poluição ambiental e à violação dos direitos humanos.

19h30min
debate com o tema Exploração dos recursos naturais e meio ambiente: o caso da fosfateira de Anitápolis. Os palestrantes Jorge Albuquerque, Samanta Buglione e Eduardo Lima falam dos problemas na região catarinense.

Sexta-feira, 23

* No Auditório 7 da Biotecnologia MIP - Campus Córrego Grande
16h  Vida sem controle discute a manipulação genética de plantas, animais e seres humanos e sua influência sobre o meio-ambiente e nossa saúde.

* No Auditório da Arquitetura e Urbanismo
18h  Nas terras do bem virá conta a vida de severinos, que deixam suas casas e vão buscar sustento na Amazônia. Passa por assuntos como o modelo de colonização da região, o massacre de Eldorado do Carajás, o assassinato da missionária Dorothy Stang e o ciclo do trabalho escravo.