Seg, 19 de Outubro de 2009 09:43

Universidade e comunidade juntas na 8ª Sepex

Por Laryssa D'Alama e Nayara D'Alama

Começou agora há pouco a oitava edição da Sepex, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. O evento que vai até sábado, é aberto ao público que poderá conhecer o que está sendo desenvolvido dentro da universidade em todas as áreas do conhecimento.

Desde sua primeira edição, no ano 2000, a Sepex tem divulga o potencial da universidade e fazer uma reflexão sobre sua interação com a comunidade. "A Sepex funciona como uma grande vitrine da universidade", resume Mônica Aparecida Aguiar dos Santos, diretora do Departamento de Projetos de Extensão da UFSC. "A Semana congrega tudo o que temos, é um resumo da UFSC, que pode ser conhecido tanto pela comunidade externa quanto pela própria comunidade acadêmica."

O evento gerou grande repercussão desde sua primeira edição e está incorporado ao calendário acadêmico da UFSC. A Sepex é a maior mostra científica de Santa Catarina e a cada ano aumentam a quantidade de expositores e visitantes - veja abaixo o quadro de comparação das sete edições passadas.

Desta vez, estudantes, professores e técnico-administrativos apresentam atividades desenvolvidas em mais de 200 estandes montados na Praça da Cidadania, em frente à reitoria. A programação que tem como tema “Ciência para Todos” traz apresentação de trabalhos nas áreas de tecnologia, educação, saúde, meio ambiente e comunicação, minicursos, palestras, debates, mostra de documentários e atividades culturais.

Veja fotos da montagem da Sepex na terça-feira:

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

Entre os eventos paralelos estão o 19º Seminário de Iniciação Científica da UFSC, em que jovens pesquisadores apresentam seus trabalhos, a 1ª Feira do Inventor e as mostras Ver Ciência, com apresentação de documentários da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e Planet.move, que exibe filmes sobre meio ambiente e globalização.

Uma novidade deste ano são as apresentações culturais também no período da noite. Na quinta-feira, por exemplo, será o espetáculo musical Pelas veias da musica latinoamericana, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, às 19 horas no auditório Guarapuvu do Centro de Cultura e Eventos. "Estamos esperando que a plateia fique cheia, são 1300 lugares que devem ser preenchidos", avisa Mônica.

O horário de visitação da Sepex é das 9h às 19h durante a semana, e no sábado das 9h às 16h. Veja a programação completa da Sepex aqui.

Para mais informações sobre a Sepex: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (48) 3721-9915

Quadro que compara os números das sete edições anteriores da Sepex :

fonte: www.sepex.ufsc.br