Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail

 

Blogueira cubana proibida de receber homenagem nos EUA 

Por Nayara D'Alama

A blogueira cubana Yoani Sánchez foi homenageada na 71ª edição do Prêmio Maria Moors Cabot, mas foi proibida pelo governo de Cuba de sair do país e não  pôde participar da cerimônia. O prêmio concedido pela Universidade de Columbia de Nova Iorque foi criado em 1938 e consagra jornalistas que se destacam na cobertura da América Latina e Caribe. Os profissionais premiados este ano foram o jornalista brasileiro Merval Pereira e os americanos Anthony DePalma e Christopher Hawley.

Yoani Sánches, que foi contemplada com uma menção especial por excelência jornalística, é criadora do blog Generación Y, que publica textos sobre o cotidiano de Cuba e pode ser lido em 17 idiomas, menos em seu próprio país, devido à censura do governo. Em 2008, a blogueira também foi impedida de sair da Ilha, quando ganhou o prêmio Ortega y Gasset, concedido pelo jornal espanhol El País. Yoani gravou um vídeo publicado no YouTube agradecendo a homenagem e tratando da proibição de ir aos EUA e comparou os cubanos com "crianças pequenas que precisam de autorização dos pais para sair de casa". (Veja o vídeo no final desta matéria)

No início do mês o Senado brasileiro convidou Yoani para o lançamento de seu livro De Cuba, com carinho, que contém textos retirados de seu blog, mas sua viagem foi novamente negada pelo governo cubano. A revista virtual "Desde Cuba" que hospedava o blog foi bloqueada pelo governo em março do ano passado. Alguns meses depois, Yoani se uniu a alguns amigos para criar o portal "Voces Cubanas", que também foi censurado em agosto. A leitura do material publicado nos dois sites é possivel porque eles utilizam servidores estrangeiros.

O brasileiro Merval Pereira, comentarista político da rádio CBN e da Globo News e colunista do jornal O Globo, estava entre os presentes. O jornalista tem 40 anos de carreira e passagens por vários meios de comunicação impressos e eletrônicos do Brasil. Os outros premiados foram Anthony DePalma, repórter internacional do New York Times e Christopher Hawley, correspondente na América Latina dos jornais USA Today e Arizona Republic .

Saiba mais sobre o Prêmio Maria Moors Cabot em inglês

 

O JavaScript está desabilitado!
Para ver esse contúdo, você precisa de um browser capaz de reconhecer JavaScript.

 

 

 

Â