Qui, 08 de Outubro de 2009 10:09

Joinville ganha transmissão digital

Joinville agora já pode usufruir da tecnologia da TV Digital. Na última terça-feira, 7, o Ministério das Comunicações autorizou o início da transmissão em alta definição na cidade. O direito do canal digital fica para a Companhia Catarinense de Rádio e Televisão RBS TV de Joinville, que passará a operar com o sinal a partir de hoje, na exibição do Jornal do Almoço. Esta será a segunda cidade catarinense a utilizar o sistema de transmissão digital. No dia 5 de fevereiro desse ano, Florianópolis deu início às transmissões desse tipo.

Alta definição

O sistema de alta definição oferece muitas vantagens. Ele permite, dentre outras coisas, melhoria na qualidade técnica de imagem e de som, interatividade entre o receptor e o conteúdo, e otimização nas coberturas, além de grande mobilidade, ou seja, o sinal digital é acessível em qualquer lugar. Os “fantasmas” e chuviscos, característicos das transmissões analógicas, somem devido à digitalização do sinal, permitindo uma imagem mais delineada.

Para receber o sinal digital, que ainda é restrito, é necessário possuir televisores do tipo FULL HD ou HDTV com conversores embutidos, que têm um preço variável entre R$ 700 a 5 mil. No caso dos televisores analógicos, as transmissões digitais só serão recebidas através de um conversor digital (Set-Top-Box), que custa em média R$ 120. Até 29 de junho de 2016, a programação analógica continuará sendo exibida simultaneamente.