Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail
Qui, 01 de Outubro de 2009 13:35

 Enem é cancelado

Esta manhã, a pouco menos de dois dias da aplicação do Exame Nacional do Ensino Medio, o Ministério da Educação anunciou que a prova será cancelada devido a uma suspeita de fraude que emergeu ontem, quando a equipe do jornal O estado de S Paulo declarou que dois homens haviam os procurado com exemplares das duas provas, pendindo 500 mil reais por elas.

"Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, por volta da 1 hora desta madrugada. Segundo a jornalista que atendeu os dois homens ontem à noite, na zona oeste de São Paulo, eles a disseram que conseguiram as provas segunda-feira, por um funcionário do Inep. "Registramos em cartório cópias das provas", teriam assegurado.

Fernando Haddad, ministro da educação afirmou em coletiva cedida hoje à imprensa que as 180 questões estavam guardadas em um cofre que só pode ser aberto por duas pessoas, uma com o poder da chave e outra com o conhecimento da senha e, no total, apenas 5 pessoas sabiam o conteúdo completo das provas. A suspeita levantada é a de que as informações tenham vazado das gráficas que impriam as provas, no bairro Alphaville, em São Paulo. Ainda segundo Haddad, já foi aberto o inquérito de investigação do caso.

A prova seria aplicada neste sábado e domingo para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do país e, segundo o Ministério da Educação uma nova prova ficará pronta em cerca de 40 dias.