Qui, 01 de Outubro de 2009 10:37
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza entre os dias 21 e 23 de outubro o I Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti. O objetivo é homenagear o autor uruguaio no ano de comemoração do seu centenário, considerado pela crítica como um dos mais relevantes da América Latina.

Com o tema “Os anos de Onetti na Espanha”, o I Simpósio pretende discutir as obras de Onetti nos quase vinte anos de exílio na Península Ibérica, entre 1975 e 1994, além de promover a crítica dos seus trabalhos depois do tempo que passou exilado.
O evento vai reunir críticos e escritores estrangeiros da Argentina, Estados Unidos, Espanha e Uruguai. Os pesquisadores brasileiros Wladimir Garcia, Raul Antelo, Jair Fonseca, Walter Costa, Liliana Reales e o escritor Tabajara Ruas também vão participar.

O Simpósio exalta a importância literária da América Latina, que contribui para a formação de literaturas ocidentais contemporâneas, muitas vezes sem serem reconhecidas. Nesse contexto, o Núcleo Onetti da UFSC estuda a obra do escritor, assim como de outros escritores da América Latina, debatendo as literaturas meridionais da América do Sul a fim de colaborar para a integração cultural.

Mais informações no site do Núcleo Juan Carlos Onetti.

Quando: 21 a 23 de outubro
Onde: Centro de Comunicação e Expressão – CCE/ Bloco B
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade