Decisão da cidade-sede das Olimpíadas 2016 acontece sexta-feira

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidirá na próxima sexta-feira, em Copenhague, capital da Dinamarca, qual cidade irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016. As cidades concorrentes são: Rio de Janeiro, Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).

Um estudo feito pela Fundação Instituto de Administração mostrou que se a cidade brasileira for escolhida para sediar os jogos, o investimento de aproximadamente 14 bilhões de dólares previsto no projeto olímpico Rio 2016 vai provocar uma movimentação econômica de 51,1 bilhões de dólares no Brasil, além de gerar120 mil empregos anuais durante a fase de preparativos e realização do evento, sobretudo na construção civil.

O estudo, que foi encomendado pelo Ministério do Turismo e tem caráter preliminar, prevê também um aumento gradativo do poder de compra da população. Para chegar a estes resultados, os pesquisadores utilizaram a Equivalência Homem por um Ano (EHA), que representa a soma das horas (pagas) de trabalho (temporário e permanente) criadas para organizar e realizar os Jogos.

O presidente Lula e Luiz Barretto, ministro do Turismo, estarão em Copenhague na comitiva que representa o Brasil para reforçar a candidatura do Rio de Janeiro.