Ter, 29 de Setembro de 2009 10:19

Informações e mudanças no Vestibular UFSC 2010

O Vestibular UFSC/2010 traz algumas novidades para quem vai fazer a prova este ano. A primeira é o novo quadro de vagas. Com a aprovação de quatro novos cursos, serão oferecidas 5.971 vagas em 80 graduações, nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá. As novas opções são Arquivologia, Geologia e Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno), no campus de Florianópolis, e Engenharia de Energia, no campus de Araranguá. As inscrições para o concurso, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, devem ser feitas no site do Vestibular UFSC, até o dia 14 de outubro. O período de solicitação de isenções já foi encerrado e o resultado será divulgado no dia 6 de outubro.

Além de oferecer quatro novas opções de cursos, o concurso da UFSC terá algumas mudanças este ano. O ínicio das provas será às 14h, com entrada a partir de 13h e fechamento dos portões às 13h45min. Além disso, as disciplinas foram redistribuídas no período de provas. Nos dois primeiros dias o candidato responde as questões objetivas, ficando redação e questões discursivas concentradas no terceiro e último dia do concurso. O número de discursivas também mudou: passou de três para seis (valendo 2,5 pontos cada) e o candidato deverá obter pelo menos três pontos no conjunto. Outra mudança é que a pontuação da prova de redação foi alterada para 15, e a exigência de nota mínima passa para 6. Também foi alterado o número de questões da prova de Língua Portuguesa de 10 para 12 e de Língua Estrangeira de 10 para 8.

Como já foi divulgado, a UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem) como percentual de 20% no Vestibular 2010. Para compor sua nota do concurso com o Novo Enem o candidato deverá fazer esta opção no formulário de inscrição. Porém, de acordo com a Coperve/UFSC, caso a a nota do Novo Enem prejudique o candidato, prevalece a nota do vestibular. A Coperve alerta que a pontuação do Novo Enem que poderá ser adotada é somente a da prova objetiva. Com relação à redação, o estudante continuará sendo avaliado no vestibular pela própria UFSC. A nota do Novo Enem será usada na classificação para vagas remanescentes.

O concurso Vestibular UFSC/2010 também levará em conta o Programa de Ações Afirmativas, que estabelece 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas e mais 10% que serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, com preferência também para quem tenha estudado em escolas públicas. Outras sete vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados indígenas.

Mais informações no site do Vestibular UFSC 2010 ou pelo telefone da Coperve: (48) 3721-9200

Dias e matérias do Vestibular:

PROVA 1
Dia 06/12/2009 - 14h às 18h:

- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

- Língua Estrangeira: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (08 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

- Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

- Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

PROVA 2
Dia 07/12/2009 – 14h às 18h

- História (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

- Geografia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

- Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);

- Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

PROVA 3
Dia 08/12/2009 – 14h às 18h

- Redação;

- 6 questões discursivas.