Sex, 07 de Dezembro de 2012 19:23

Cotidiano UFSC encerra as atividades de 2012

A equipe do Cotidiano UFSC está entrando em férias. O que não se sabe é se as atividades do portal voltarão em 2013. A professora e coordenadora do portal Maria José Baldessar, junto ao chefe de departamento do curso de Jornalismo Carlos Locatelli, entrou com pedido junto à pró-reitora de graduação Roselane Campos para que sejam concedidas cinco  bolsas-estágio para a continuidade do projeto.  No entanto, a cessão do auxílio não foi confirmada pela reitoria e a situação ficará indefinida até o ano que vem.
Desde 2006, 80 estagiários exerceram as mais variadas funções no portal hipermídia, fazendo com que a iniciativa fosse pioneira em nível de graduação no país. O site propõe a experimentação de novos formatos em jornalismo online, usando texto, áudio e vídeo para a veiculação de informações relevantes ao público da UFSC e comunidades do entorno.
Para a professora Maria José, ainda que o curso de Jornalismo ofereça disciplinas  e atividades laboratoriais extra-classe nessa área, o portal Cotidiano UFSC vem se mostrando de extrema importância para complementar a formação dos estudantes. “No momento em que o jornalismo vive um intenso processo de transformação diante das possibilidades abertas pela internet e de novas tecnologias, os egressos dessa graduação precisam estar preparados para trabalhar com o jornalismo online”, explica.
Durante esse semestre o site Cotidiano.ufsc.br teve uma atualização diária. Foram quase 100 produções entre reportagens especiais, coberturas, fotojornalismo e matérias em vídeos. A inserção de novas plataformas online também fez parte da rotina e a multimidialidade teve presença constante. Tudo com o objetivo de trazer para nossos leitores uma nova visão de jornalismo e notícias na internet.

Confira abaixo algumas das matérias marcaram o segundo semestre de 2012. Para ler, clique nas fotografias.