Seg, 03 de Dezembro de 2012 15:31
Depois de percorrer oito capitais brasileiras a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América Latina chega a Florianópolis com o objetivo de fazer com o público reflita sobre seus direitos fundamentais. Dos dias 3 a 8 de dezembro serão exibidos filmes que abordarão temas como igualdade racial, acessibilidade, moradia, direitos dos indígenas, das mulheres e da população carcerária, entre outros. Ao todo, 36 filmes de oito países compõem a programação desse evento que, além ser gratuito, garante também a acessibilidade a deficientes físicos, visuais e auditivos durante as sessões.

As sessões serão realizadas às 9h, 14h, 16h e 19h – excepcionalmente no sábado, haverá uma sessão às 21h – no Auditório do CESUSC (Complexo de Ensino Superior em Santa Catarina), em Santo Antônio de Lisboa. De terça a sexta-feira (4 a 7 de dezembro), o público poderá contar com um auxilio no transporte. Um ônibus saindo do estacionamento da Reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), às 18h, levará os interessados em prestigiar as sessões noturnas ao CESUSC e após o filme fará o retorno até a Universidade. O transporte é gratuito e apenas para às sessões das 19h. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC.

Apesar de estar em sua sétima edição, a mostra será realizada pela segunda vez na capital catarinense. Para a organizadora do evento em Florianópolis, Luiza Lins, esta será uma oportunidade de as pessoas assistirem a filmes que raramente passam no circuito comercial e complementa: “é fundamental que as pessoas saibam quais são os seus direitos, assim elas os reivindicarão e lutarão por eles, exercendo a sua cidadania”.

Na tentativa de fazer com que as pessoas conheçam os seus direitos, o evento que é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras utiliza do cinema como uma forma lúdica de aprendizado e de transformação do público. Luiza Lins cita um exemplo: “Todos temos direito a uma alimentação adequada, mas no filme O veneno está na mesa, de Sylvio Tendler, que será exibido na quarta-feira pela manhã, o público verá que o Brasil é recordista mundial no uso de agrotóxicos que são proibidos na Europa e nos Estados Unidos, por serem, entre outros motivos, prejudiciais à saúde do homem”.

Na abertura da mostra, realizada nesta segunda-feira, às 19h, serão exibidos quatro curtas-metragens, entre eles, o do cineasta Quico Meirelles, A galinha que burlou o sistema. O filme que enfoca o direito à alimentação adequada e direito dos animais, mostra uma granja industrial e tem como personagem central uma galinha, a qual passa por uma espécie de iluminação, e acaba percebendo o funcionamento do sistema no qual está inserida.

Elvis & Madona é um dos filmes que abordam a diversidade sexual e cidadania LGBTTT’s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero). O longa vencedor do Prêmio da Associação de Correspondentes Estrangeiros (ACIE) conta com a participação do ator catarinense Renato Turnes. O enredo acompanha o envolvimento de uma travesti com uma jovem entregadora de pizza.

Programação completa do evento aqui.

Serviço:
O quê: 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América Latina
Onde: Auditório do CESUSC | Rod. SC 401, Km 10 – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis/SC – (48) 3239-2600
Quando: De 3 a 8 de dezembro de 2012
Quanto: Gratuito
Mais informações: Ana Lúcia | (48) 9108 8048
Apoiador: Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult)

Fonte: AGECOM/UFSC