Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail

Termina hoje a Semana Nacional do Trânsito 2009

 

Por Angieli Maros

 

Termina hoje a Semana Nacional de Trânsito 2009, que discutiu esse ano a importância da educação, do respeito, da tolerância, entre outros valores importantes para garantir um trânsito seguro e harmônico nas estradas de todo o país.

Em Florianópolis, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC) fez uma programação especial para conscientizar os motoristas de que respeito no trânsito é um fator básico para garantir sossego na hora de dirigir. Além de palestras, trabalhos, seminários e apresentações teatrais, todos relacionados ao trânsito, também houve a realização de blitzes em todas as rodovias federais, estaduais e municipais do estado.

E não é para menos que mobilizações em prol do respeito nas estradas vêm sendo realizadas frequentemente. De acordo com Sandro da Costa, capitão do posto da Polícia Militar de Coqueiros, o respeito não é ainda uma coisa frequente entre os motoristas. “O problema do motorista brasileiro, não é que ele dirige mal, mas sim é que ele é muito mal-educado. Ele não gosta de obedecer às leis”.

Santa Catarina tem hoje uma frota de aproximadamente 1.800.000 carros. Isso sem levar em conta os caminhões, os ônibus, as motos, as bicicletas e outros tipos de veículos que circulam no estado, e que até agosto de 2009 somavam um total de quase três milhões.

Mas, com um número tão grande de automóveis e uma quantidade de motoristas conscientes nem tão grande assim, as infrações são atos constantes no sistema de trânsito estadual. De acordo com dados do Detran/SC, em 2008 foram cometidas 82.956 infrações, sendo a maior parte delas de categoria grave, como a falta do uso do cinto de segurança e o estacionamento de veículos sobre a faixa de pedestres. Esse ano, os levantamentos feitos até agosto mostram que já foram quase sete mil acidentes, com 188 vítimas fatais e 3.802 feridos. No Brasil, são registradas cerca de 35 mil mortes no trânsito todos os anos.

Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito


No dia dois de junho de 2009, foram aprovadas as Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito definidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com objetivo de auxiliar os professores na educação para as estradas. As Diretrizes prevêem atividades relacionadas a uma conscientização no trânsito, que podem ser incluídas desde a Pré-Escola até o Ensino Fundamental de todo o país. De acordo com o departamento de Educação de Detran do estado, nenhuma cidade catarinense aderiu às diretrizes, ainda.

Entidades

Com uma missão de desenvolver e disseminar a cultura do transporte e promover a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador foram criadas em setembro de 1993 as entidades civis do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Em Florianópolis, o Sest/Senat realiza, em parceria com a polícia rodoviária e militar e com os guardas municipais, atividades e campanhas educativas com o objetivo de orientar os motoristas para um trânsito mais seguro. Segundo Luis Fidelix, coordenador de desenvolvimento profissional do Senat da capital, além de trabalhar a responsabilidade civil e criminal no trânsito, a entidade também educa para uma vida social mais cidadã. “Nas palestras nós também levamos informações sobre álcool e direção, tabagismo, drogas e doação de órgãos, porque nós entendemos que o trabalhador do transporte tem que ter uma consciência de cidadania para poder ajudar a sociedade”.