Seg, 19 de Novembro de 2012 13:43
Os alunos do Grupo de Infraestrutura e Transportes (GIT) da UFSC Joinville, sob a coordenação das professoras Carolina Pereira de Souza, Christiane Nogueira Fernandes e Silvia Taglialenha, venceram o 1º Concurso de Bicicletários Sustentáveis, promovido pelo Movimento Pedala Joinville, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município.

As duas equipes participantes da UFSC entregaram seus protótipos no último domingo, dia 11, no Complexo Expoville. Os resultados foram divulgados no dia 13 de novembro. As equipes conquistaram o primeiro lugar e receberam quatro bicicletas como premiação, além de certificados de participação.
A iniciativa, voltada para estudantes das faculdades e universidade de Joinville, objetivou a construção de um projeto e protótipo, em tamanho real, de um bicicletário com materiais reciclados ou reaproveitados, levando em conta a relação custo x benefício x impactos ao meio ambiente, para ser instalado em pontos estratégicos da cidade. Além da conscientização sobre a reutilização de materiais descartados, o concurso teve como finalidade estimular o uso da bicicleta em Joinville, como meio mais sustentável de transporte, que reduz os congestionamentos, não agride o meio ambiente e também proporciona mais saúde para quem a utiliza.

PROJETO BICICLETÁRIO SUSTENTÁVEL
OBJETIVOS
Desenvolvimento de bicicletários com material reutilizável para participação no concurso de bicicletários promovido pelo Movimento Pedala Joinville, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (IPPUJ).
Conscientização sobre a reutilização de materiais descartados, estímulo do uso da bicicleta como meio mais sustentável de transporte, que reduz os congestionamentos, não agride o meio ambiente e também proporciona mais saúde para quem a utiliza.

O CONCURSO
O concurso envolveu alunos do ensino superior das instituições de Joinville, em grupos ou individualmente. Para concorrer, foi preciso entregar o projeto escrito e um protótipo em tamanho real de um bicicletário construído com materiais recicláveis.
O julgamento foi feito por uma comissão formada por representantes do IPPUJ (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville), do MPJ (Movimento Pedala Joinville), do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), do CEAJ (Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville), do Ittran (Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville) e um artista plástico.

GRUPO DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES
O Grupo de Infraestrutura e Transportes (GIT) é composto  por alunos dos cursos de Engenharia de Infraestrutura e Engenharia de Transportes e Logística do Centro de Engenharias da Mobilidade da UFSC. Está sob coordenação das Professoras: Carolina Brandão Pereira de Souza, Christiane Wenck Nogueira Fernandes e Silvia Lopes de Sena Taglialenha.

PROTÓTIPOS APRESENTADOS
Os protótipos apresentados utilizaram como base latões de óleo lubrificante e pneus usados.

Fonte: AGECOM/UFSC