I Semana do Homem de Florianópolis

Evento quer conscientizar público masculino sobre a importância do cuidado com saúde e bem-estar

Assim como março é o mês dedicado às mulheres, novembro é a vez dos homens. Dia 19 de novembro é o dia internacional do homem e como comemoração, entre os dias 19 e 24 deste mês, será realizada a I Semana do Homem de Florianópolis. Com o tema “Cada homem é único”, a campanha terá palestras, sessões de cinema e teatro, e exposições sobre a saúde masculina e a importância do autocuidado.

O evento é gratuito e tem como objetivo mostrar aos homens a importância da medicina preventiva; propor mudanças na postura social do homem frente à sua saúde e bem-estar; desmitificar  preconceitos em relação ao tratamento de disfunções sexuais e definir metas concretas para os próximos cinco anos que contribuam para a melhoria da saúde masculina.

A I Semana do Homem de Florianópolis  é uma iniciativa da Clínica Ictus Homem, em parceria da UDESC (co-realizadora) e apoio do Rotary, CEFID – Centro de Formação Integral a Distância, Museu da Escola Catarinense, Governo do Estado de Santa Catarina, ESAG - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, Instituto Barong, Gauland Advocacia e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Além da semana que celebra que o Dia Internacional do Homem, está acontecendo desde o início do mês o Novembro Azul, uma campanha, aos moldes do Outubro Rosa destinado ao câncer de mama, que alerta sobre a os riscos e a importância da prevenção do câncer de próstata.

Segundo o Ministério da Saúde, os homens vivem 7,6 anos a menos que as mulheres e as principais doenças que causam mortes são enfermidades cardiovasculares, pneumonia, cirrose e diabetes. Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis à doenças crônicas que as mulheres, porque vão ao médico com menos frequência e quando procuram assistência já se encontram em quadros médicos avançados.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata também está entre as causas mais freqüentes de mortes. O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer teve um crescimento 120%, entre 1979 e 2006.