Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Outubro de 2012 13:36
O programa “Jornalismo em Debate” vai ao ar pela terceira vez neste semestre, às 16h desta terça, dia 30 de outubro, com o tema “A História que a mídia conta ou reconta”. Com foco nesta temática, jornalistas e historiadores convidados vão discutir como a imprensa contribui para preservar a memória e resgatar, inclusive com novos olhares e versões, a História do Brasil. Lembrando fatos históricos como a “Guerra do Contestado”, em Santa Catarina, que completou 100 anos no último dia 22, a “Revolução Farroupilha”, do Rio Grande do Sul, comemorada em 20 de setembro, e a “Guerra de Canudos”, ocorrida há 116 anos, a partir de novembro de 1896, na Bahia, o programa também debaterá de que maneira a mídia consegue ou pode ir além de apenas contar o cotidiano para resgatar a construção histórica da sociedade brasileira.

Já estão confirmados para essa edição do programa: o diretor científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, a Rede Alfredo de Carvalho (Alcar) e jornalista e professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) Marcio Fernandes, o editor e repórter do Daqui na Rede e Daqui Jornal, de Florianópolis, Celso Martins, o editor do Diário Catarinense Tarcisio Poglia, o professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Waldir José Rampinelli e o professor do curso de Jornalismo da UFSC Mauro Silveira. A produção do “Jornalismo em Debate” também está em contato com outros especialistas e jornalistas para debater o assunto.

O programa vai ao ar a partir das 16h desta terça-feira, com uma hora e meia de duração, será transmitido pelo site da Rádio Ponto UFSC - www.radio.ufsc.br - e em rede pela Rádio Joinville Cultural 105.1 FM (http://radio.joinville.sc.gov.br/). Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para o e-mail   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo twitter @radioponto.

O “Jornalismo em Debate” é transmitido quinzenalmente e produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, orientados pela professora Valci Zuculoto. O programa, mediado pelo professor Áureo Moraes, integra a Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como jornalismo internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas sobre educação, de tragédias como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa.

No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam: os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail:  ou pelo twitter @radioponto.
Sobre os convidados desta edição:

Celso Martins: Jornalista catarinense, atualmente repórter e editor do Portal de Notícias Daqui na Rede e Daqui Jornal  - produção de jornalismo comunitário em Santo Antônio de Lisboa -, escreveu  3 livros sobre Anita Garibaldi; “Farol de Santa Marta – A esquina do Atlântico”; “Os Comunas”; “Tabuleiro das Águas”; “O mato do trigre e o campo do gato – José Fabrício das Neves e o Combate do Irani”; “Os quatro cantos do Sol – Operação Barriga Verde”. Atuou como jornalista no Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina , Bom Dia Domingo, A Gazeta, A Notícia, O Estado, na Rádio Guarujá e na TVBV.
 
Marcio Fernandes: Formado em Jornalismo Universidade Federal de Santa Maria  (UFSM) e com doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Marcio Fernandes tem uma carreira de 16 anos como jornalista.  Membro de diversas entidades, como Intercom (Brasil) e Red de Historiadores de la Prensa y el Periodismo en Iberoamérica (México), é diretor científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar),  líder do grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC) e professor na  Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), onde é chefe da Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc).
 
Mauro César Silveira: Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado e doutorado em História Ibero-americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do programa de Pós-Graduação em Jornalismo, também da UFSC. Escreveu, entre outros, o livro “A batalha de papel: a charge como arma na guerra contra o Paraguai”

Tarcisio Poglia: Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com Master em Jornalismo (pelo Centro de Extensão Universitária – SP), passou por diversos veículos: o jornal Notícias do dia, o site EconomiaSC, que co-fundou, as rádios Peperi, de São Miguel do Oeste, e Imembuí e Guarathan, de Santa Maria, o jornal A Razão, de Santa Maria e atualmente atua como editor no Diário Catarinense.
 
Waldir José Rampinelli: Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É autor do livro “As duas faces da moeda – as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português” e organizador de diversos outros, como “Crítica à Razão Acadêmica – reflexão sobre a universidade contemporânea”.
 
Mais informações:
Fone: (48) 3721-9898
www.radio.ufsc.br
Gabriel Coelho e Júlia Schutz /Acadêmicos do Curso de Jornalismo da UFSC
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.