Aulas começam na próxima segunda-feira na UFSC

CUn decide por semestre em duas etapas: até 21 de dezembro e finalização em fevereiro

Em reunião ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 29, o Conselho Universitário (CUn) decidiu que o semestre letivo tem início na próxima segunda-feira, 3 de setembro, para os cursos de graduação e pós-graduação.

Em sessão fechada e por 30 votos a 15, os conselheiros aprovaram o parecer da relatora Sônia Gonçalves Carobrez, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que trata do calendário acadêmico dividido em duas etapas: a primeira, até 21 de dezembro, com atividades de ensino, pesquisa e extensão; e a segunda, de 18 a 28 de fevereiro de 2013, para lançamento das notas finais do semestre 2012.2.

De hoje até domingo, 2, estão sendo feitos os ajustes de matrícula via internet (inclusão e exclusão de disciplinas) para calouros e veteranos sob a orientação das secretarias de curso. O resultado do ajuste de matrícula feito em primeira etapa sai até terça-feira, 4.

Os Departamentos de Ensino têm até sexta-feira para digitar as notas do semestre 2012.1. Segundo Roselane Campos, cerca de 7% das notas do último semestre ainda não foram digitadas.

Durante o período de ajuste e consolidação da matrícula, a pró-reitora de graduação, professora Roselane Campos, orientou os professores a não atribuírem faltas aos estudantes.

Outro pedido atendido foi o de extensão do período de ajustes excepcionais a critério das coordenadorias. Sugerido anteriormente de 4 a 6 de setembro, o novo prazo segue até 13 de setembro.

Houve ainda a discussão sobre a possibilidade de retorno às aulas no dia 10 de setembro, opção rejeitada pela maioria dos conselheiros. Os favoráveis a essa proposta justificaram a necessidade de reordenação do expediente devido à greve prolongada dos servidores técnico-administrativos (STA’s), além do fato de muitos alunos ainda não estarem nas cidades em que estudam.

Permanência

Com o fim da greve dos servidores técnico-administrativos, a Biblioteca Universitária (BU) voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira. Até sexta-feira o horário de atendimento é das 7h30 às 20h. A partir do dia 3 o horário é prolongado até as 22h. Os alunos que estão em débito com a BU terão duas semanas de prazo para regularizar a situação. Não será cobrada multa.

Já o Restaurante Universitário (RU) tem reabertura prevista para segunda-feira, 3, com a volta de alunos, professores e servidores. Os estudantes que já eram isentos no RU não precisam fazer nova solicitação. Os novos pedidos serão analisados depois do dia 17 de setembro, data final para cadastramento.

Ainda no dia 03 de setembro a PRAE lança os editais de processos seletivos para Bolsa Permanência, Moradia Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Creche e Bolsas para curso extracurricular de línguas estrangeiras.

Vestibular

A data das provas do vestibular 2013 foi mantida entre os dias 15 e 17 de dezembro de 2012. As datas para inscrições, entre meados de setembro e outubro, devem ser anunciadas pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) nos próximos dias.

Andes ainda em greve

A Assembleia Permanente de Greve dos docentes ligados ao Andes-Sindical, realizada na terça-feira, 28, no auditório da Reitoria, e que contou com a assinatura de 114 professores, deliberou pela continuidade da greve na UFSC com dois votos contra e três abstenções. Foi marcada nova assembleia para segunda-feira, 3.

Ouça algumas opiniões sobre a volta às aulas no dia 03:

Presidente da Assossiação Sindical Andes/SC - Paulo Rizzo
Presidente da Apufsc - Carlos Mussi
Pró-Reitora de graduação - Roselane Campos

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

Passe o mouse pelas datas e veja como ficou o calendário acadêmico: