Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail

Me adota.com

Por Camila Ribas

O mouse é a mais nova ferramenta para quem se interessa em adotar animais abandonados. Resultado da interação entre instituições de saúde, proteção animal, vigilância ambiental e até por iniciativas de pessoas ligadas a defesa animal os vários sites de adoção são uma das ferramentas mais eficientes para encurtar a distância entre os animais sem dono e as pessoas com interesse em ter um animal de estimação.

O maior portal que disponibiliza esse serviço é o PetsOnline. Na seção Adoção&Doação, pessoas de todo o país publicam anúncios com o perfil do animal que pretendem doar ou as características desejadas do que pretende adotar. O portal foi criado em 2000 e a seção de anúncios cerca de um ano depois. De acordo com Osvaldo Almeida, um dos criadores e gestores do site, todo dia chegam anúncios tanto para doação.

O processo de tranferência da tutela dos animais costuma ser bastante rápido. A seção final feliz é prova disso. Lá várias pessoas colocaram seus depoimentos sobre os animais que levaram para casa ou para os quais acharam uma casa nova. Camila e Bruno, por exemplo, são recém-casados e buscavam um animal de estimação. No fim, levaram dois: Luke e Diego, o cão e o gato, estão morando com o casal desde fevereiro. "E eles não brigam, muito pelo contrário, se dão hiper bem", assegura Camila.

Adote um patudo manézinho!

Em Florianópolis, o site que disponibiliza cães e gatos para adoção é o da Organização Bem Estar Animal (OBA). Com o slogan "Adote um patudo", a entidade foi criada em 5 de janeiro de 2005 e desde então já encaminhou 613 animais que sofriam maus tratos ou abandono para novos donos. Segundo dados da prefeitura de Florianópolis, mais de 10 mil cães sem dono perambulam pelas ruas da cidade, mas além destes há casos de animais que possuem um proprietário, mas que não proporciona ao animal condições adequadas de sobrevivência.

A chegada dos animais na OBA acontece por meio da denúncia desses casos. Quando alguém encontra um animal sofrendo maus tratos seja por violência, negligêngia ou abandono, deve dirigir-se a uma delegacia registrar um Boletim de Ocorrência para que o Ministério Público investigue o caso. Se comprovada a situação de maus tratos o MP recolhe o animal e leva para a Organização, onde ele é disponibilizado para adoção. Segundo Dalva Schmemgler, da OBA, quem quer adotar um animal precisa se comprometer a oferecer condições adequadas de alojamento e alimentação, castrá-lo quando completar seis meses de vida, providenciar espaço suficiente para que circule e não doar o animal para outra pessoa, entre outras responsabilidades (leia o termo de compromisso na íntegra). Além disso, o novo dono deve permitir visitas de acompanhamento para averiguação de como o animal está sendo tratado. Assinado o termo, o novo dono pode levar o animal para a nova casa na hora.

Confira os sites de adoção mais populares do país.

 - Petsonline
 - Probem
 - Quero um Bicho
 - Pedigree