Twitter   RSS   Facebook

 

PDF Imprimir E-mail
Qui, 23 de Agosto de 2012 13:14

Início do semestre letivo será decidido no dia 29

Texto e foto: Gabriela De Toni ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Na reunião extraordinária do Conselho Universitário (CUn) desta quinta-feira, 23 de agosto, foi determinado que a decisão sobre o reinício do semestre será tomada no dia 29 de agosto. A mudança é decorrente de uma assembleia do ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior), uma das associações de professores da universidade, que ocorre no dia 28 à tarde. Em encontro no dia 21 de agosto, o ANDES decidiu pela continuidade da greve – embora a APUFSC, que tem o maior número de filiados na UFSC, tenha optado pelo fim do movimento.  
 
Já a decisão sobre a continuidade ou fim da greve dos servidores técnico-administrativos deve ocorrer hoje a tarde, em assembleia geral marcada para às 14h. 
 
Na reunião do CUn do dia 07 de agosto foi determinado que nenhuma resolução seria tomada enquanto as duas categorias em greve (professores e servidores) não concordassem com a proposta do governo. 

Situação dos Centros
 
Apesar do adiamento de decisão sobre a greve, na reunião, o Conselho discutiu a possibilidade de retorno às aulas no dia 03 de setembro. A maioria dos conselheiros de Centro disse que essa data é viável, mas foi ressaltado que é muito difícil, em poucos dias, fazer o trabalho do mês inteiro e sem a ajuda dos servidores.  Já os representantes dos estudantes ressaltaram que sem a Biblioteca e Restaurante Universitários em funcionamento é difícil aceitar o retorno do semestre. 
 
Posições das entidades
 
O presidente da Apufsc-Sindical (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina), Carlos Mussi, comentou sobre a volta às aulas no dia 03 de setembro e a decisão de término na greve pela Associação que, em reunião do dia 16 de agosto, votou pelo encerramento da paralisação: “Consideramos viável a volta no dia 03, mas damos apoio às posições dos técnicos-administrativos”. 
 
Já o ANDES emitiu carta pedindo para que a greve se intensifique: “É importante destacar que nas negociações já realizadas, o governo federal tem apresentado propostas que não atendem à pauta dos professores em greve. Por isso, o movimento intensifica suas ações e solicita que o governo reabra as negociações.”
 
A reunião do Sintufsc, Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos, acontece hoje à tarde. A assembleia nacional da categoria discutiu o fim da greve nas diferentes instituições. Dados da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras) apontam que 36 são universidades a favor da proposta do governo e 14 contra.
A Fasubra já aceitou a proposta do governo, que consiste em reajustes de 5% no salário a cada mês de março nos próximos três anos, o que dará um reajuste de 15,8% até 2015.