Emprego em alto-mar

Por Nayara D'Alama

A quantidade de cruzeiros em águas brasileiras e internacionais é cada vez maior, e com esta demanda também cresce o número de jovens que optam por trabalhar à bordo dos navios. Viajar, conhecer pessoas, treinar outro idioma e ser pago em dólar ou euro sem despesas de hospedagem é parte da realidade dos novos tripulantes. Mas para isso, os candidatos precisam passar por seleção, treinamentos e estarem dispostos a trabalhar muito.

De acordo com a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) os cruzeiros marítimos movimentaram quase US$ 350 milhões na temporada 2008/2009 no Brasil, com o embarque de 500 mil turistas nos 16 navios que trafegaram pela costa brasileira. Para a próxima temporada o número será ainda maior: 18 navios com capacidade para mais de 900 mil passageiros.

Várias agências fazem a seleção e o treinamento dos candidatos para as empresas marítimas. A Infinity Brazil, que recruta tripulantes para nove companhias, está oferecendo 5 mil empregos para para a temporada 2009/2010.  Jonathan Louback , chefe de recrutamento da empresa, afirma que há muitas vantagens para quem trabalha em cruzeiros, entre elas a chance de conhecer pessoas, treinar o inglês e obter realização pessoal.

Pré-requisitos para o embarque

Há alguns requisitos exigidos pelas agências para o recrutamento dos tripulantes. A idade mínima varia de 18 a 21 anos, e a máxima é em geral 35 anos para o primeiro embarque. O nível de inglês necessário varia de acordo com a função que será exercida à bordo. Para quem tem pouco domínio da língua, os cargos ocupados exigem pouco contato como passageiros, como serviço de quarto. Para candidatos com conhecimento em outros idiomas, as chances de contratação são maiores.  O candidato também deve estar disposto a trabalhar até quatorze horas por dia, sete dias por semana.

Outra exigência são os exames médicos e os cursos de treinamento de segurança marítima, que inclui regras de prevenção e combate a incêndios, uso de equipamentos navais, entre outras.

A Abremar, que trabalha com 17 companhias, afirma que não há necessidade de experiência prévia no ramo, apenas vontade e se adaptar à rotina rapidamente. As vagas  são as mais variadas: barman, garçom, auxiliar de cozinha, cozinheiro, camareira, professores de ginástica, recepcionistas, e atividades que requerem conhecimentos específicos, como técnicos de som e luz, fotógrafos, entre outros. Os salários variam entre US$ 500 a US$ 2.000, em geral, mas as gorjetas podem aumentar o valor.

Experiência de quem já foi

A estudante de Jornalismo da UFSC, Sheila Marangoni, trabalhou seis meses como fotógrafa em um navio da Pullmantur pela costa brasileira e Europa, entre dezembro de 2008 e junho de 2009. “Por um lado a experiência foi boa e por outro, estressante”, avalia sobre a rotina de trabalho, que chegou a 16 horas em um dia, sem folgas durante a semana.

O salário para o cargo era US$ 830 fixos, mas a comissão recebida com as vendas de fotos aumentava o rendimento.  Sheila diz que quem economiza pode voltar para o Brasil com uma boa quantidade de dinheiro, mas comenta que “há muita tentação de gastar nos países que visitamos.” O navio da Pullman em que a estudante trabalhou passou por lugares como França, Espanha e Itália.  “É uma experiência muito legal, conheci muita gente e fiz amizades no navio”.

Sheila no porto de Ibiza (Espanha) e na galeria fotográfica à bordo do navio

Serviço:

A agência Portside, com matriz em Curitiba e sede em Florianópolis, está oferecendo uma palestra para a pré-seleção para a próxima temporada, no dia 23 de setembro, às 18h30. Os interessados devem enviar um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para confirmar a presença, ou ligar para (48) 9614-7337.

Veja os sites de algumas agências que fazem seleção de tripulantes:

Infinity Brazil     Portside    Ceceth