Desafio Intermodal

Qui, 17 de Setembro de 2009 15:07

Por Bárbara Lino

Com o objetivo de chamar a atenção para soluções no transporte de Florianópolis, as ONGs Viaciclo e Bicicletada realizam nesta sexta-feira o evento que fará o trajeto UFSC – Centro com diversos meios de transporte: o Desafio Intermodal. Os participantes sairão da concha acústica da UFSC às 18 horas e farão exatamente o mesmo trajeto com destino ao Largo da Alfândega, simulando a volta para casa dos estudantes e funcionários da UFSC. O desafio, que já acontece há quatro anos, tem mostrado que o trânsito de Florianópolis está cada vez mais caótico.

O presidente da Viaciclo Milton Della Giustina, conta que os ciclistas tem chegado antes mesmo dos motociclistas. A ONG Viaciclo existe desde 2001 e busca soluções de mobilidade em Florianópolis e zela por interesses dos usuários de bicicleta. "Não acreditamos na bicicleta como a solução para o trânsito, mas sim como um agente colaborador". Milton acredita que a partir do momento que o usuário começa a usar outros tipos de transporte fica mais consciente em relação à poluição. "De fora fica mais evidente o quanto a fumaça dos carros faz mal para a saúde". Ele destaca ainda que a ONG não é contra os carros, apenas luta para que os as pessoas que realmente precisam usá-los possam circular mais tranquilos pela cidade.

A arquiteta responsável pelos projetos das ciclovias na capital, Vera Lucia Gonçalves da Silva, conta que existem vários estudos para ciclovias na cidade, como o da rua Osni Ortiga, da ciclovia do Itacorubi e da Rede Universitária. Ela explica que esse tipo de projeto é complicado, pois ceder lugar para ciclovias significa tirar espaço de alguém. "Vários desenhos existem, mas precisam ser detalhados para garantir que haja espaço e segurança para todos".

Buscar novas alternativas para o transporte não é uma meta exclusiva de Florianópolis, é prioridade em todas as cidades do Brasil. Vera Lucia acredita que é muito importante que haja cada vez mais iniciativas que incentivem o uso de transportes alternativos ao carro, como a bicicleta e o transporte público. Ela conta que a prefeitura busca atuar em parceria com ONGs como a Viaciclo e usuários para encontrar as melhores soluções.

Na próxima terça-feira, dia 22 de setembro, acontece o dia Mundial Sem Carro. A proposta é que as pessoas deixem seus carros em casa e sigam até seus destinos de bicicleta, ônibus ou à pé. Haverá distibuição de materiais educativos, exibição de filmes, passeios ciclísticos, entre outros. Clique e confira a programação completa.

Conheça o site da Viaciclo

Conheça o site da Bicicletada