Qui, 17 de Setembro de 2009 14:11

8ª Semana do Jornalismo começa no dia 21

A Semana foi criada para discutir temas do Jornalismo com profissionais, professores, alunos e comunidade, ao mesmo tempo em que traz para Universidade assuntos não discutidos em sala de aula. A 8ª Semana traz como palestrantes o cronista Marcelo Rubens Paiva e a equipe do programa Profissão Repórter. Este ano os temas nas mesas de discussão serão: Crescimento do mercado de livros-reportagem, Exploração de recursos multimídia no jornalismo on-line, A busca pelo discurso sustentável, A cobertura econômica em tempos de crise, A visão da imprensa brasileira da América Latina e As novas direções do olhar da imprensa sobre o universo cultural. É possível acompanhar todas as palestras e mesas  pela internet, que serão transmitidas pelo site do Estúdio de Videoconferência do CCE.

Serão oferecidos nove minicursos, com duração de cinco dias: after effects, charges, crítica cultural, desenvolvimento de projetos editoriais, locução, noções jurídicas e econômicas para jornalistas, produção de perfis, técnicas de entrevista e videoclipe. As inscrições para os minicursos abriram esta semana e agora só há vagas para o minicurso de Charge. A inscrição pode ser feita no site da Semana. Todas as tardes, a partir das 15h30, serão exibidos filmes e documentários, além da exibição de TCCs de alunos do curso. Veja aqui a programação e o local de exibição.

Já estão sendo distribuídos 3 mil exemplares da Semana Revista, que tem como objetivo instigar a curiosidade dos alunos para os assuntos que serão abordados no evento e prepará-los para que possam fazer perguntas e interagir mais com os convidados. A revista, que está em sua 2ª edição, apresenta perfis, resenhas, artigos e crônicas escritos por alunos do curso. Os organizadores da Semana de Jornalismo também mantêm um sebo de livros até o dia 18, ao lado do Básico, de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h.