Qui, 17 de Setembro de 2009 16:03

Uso de celulares em salas de aula é cada vez mais restrito

Por Nayara D'Alama

Quem nunca recebeu uma chamada de celular durante uma aula, ou nunca viu a situação acontecer com um colega de sala? Esse tipo de interrupção, que gera desvios de atenção e dificuldades para os professores lecionarem, levou à criação de projetos de leis (PL) que proíbem o uso do aparelho em sala em vários estados. Em âmbito federal, um projeto de lei foi aprovado em junho deste ano na Comissão de Educação e Cultura, vetando o uso de telefones celulares por alunos e professores nas salas de aulas das escolas de educação básica de todo o País. O texto também prevê a proibição de aparelhos eletrônicos portáteis, sem fins educacionais, em salas de aula ou outros ambientes em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais dos ensinos fundamental, médio e superior das escolas públicas.

O autor original do PL, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), analisa que "o uso do celular no ambiente escolar compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos, e são preocupantes os relatos de professores e alunos de como é comum o uso do celular dentro das salas de aula". Para o parlamentar, a segurança e o direito dos pais de falarem com seus filhos não são justificativa para os alunos usarem celulares durante a aula. "As escolas, em geral, dispõem de telefone fixo que, em caso de urgência, poderá ser usado pelos pais a fim de localizar seus filhos.

Na última segunda-feira, 13, foi sancionada a lei que veta a utilização dos aparelhos durante o horário de aulas nas escolas municipais da cidade de São Paulo. Nas escolas estaduais paulistas, o uso de celulares em sala foi proibido em 2007. Em Santa Catarina, uma lei que restringe o uso em escolas públicas e privadas foi aprovada em janeiro de 2008. Um dia após sua aprovação na Assembléia Legislativa, o autor da lei, deputado Antônio Aguiar (PMDB), recebeu dezenas de e-mails em apoio à iniciativa.

O Colégio de Aplicação da UFSC proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos, como mp3's e iPod's. De acordo com a vice-diretora da escola Sylvia Terezinha Damiani, a proibição foi incluída no regimento do colégio porque as aulas sofriam constantes interrupções. Os alunos devem manter seus aparelhos desligados e em caso de não obediência têm seus bens recolhidos, que só poderão ser resgatados por seus pais.