Ter, 20 de Março de 2012 11:39

Na reunião desta terça-feira, 20, o Conselho Universitario da UFSC votou contra a cessão imediata da área de quase 18 mil m² da Universidade Federal para a Prefeitura nas condições do atual projeto. Os relatores Juarez Vieira do Nascimento e Sergio Luiz Schlatter Junior apresentaram em conjunto um parecer que propõe condições para a cessão. O texto, lido pelo conselheiro e estudante de História da UFSC, Sergio Luiz, evidencia que o atual projeto é falho.

Para os relatores é preciso acrescentar estudos de impacto ambiental, de vizinhança e de origem e destino de viagem. Além da inclusão de um parecer jurídico que garanta o cumprimento das condições propostas. Também, não foi apresentado um projeto específico, atendendo à demanda crescente pelo uso do transporte coletivo. Outra questão citada foi a falta de garantia para a execução do projeto em 12 meses, o que poderá causar um transtorno maior nas imediações da Universidade.

Os conselheiros se manifestaram contra o atual projeto e não contra a cessão das terras. Os relatores propõem um prazo de 6 meses para uma discussão aberta e elaboração de um novo projeto que inclua estudos realizados entre comunidade acadêmica, sociedade e prefeitura.