Efeito colateral PDF Imprimir E-mail
Escrito por redação
Seg, 04 de Julho de 2011 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), está pagando almoço para 1200 alunos que têm isenção de cobrança no Restaurante Universitário (RU). Com a greve dos servidores técnico-administrativos, que começou dia 6 de junho, o RU está fechado e não serve mais refeições, deixando alunos e servidores sem muitas opções.

Com a paralisação do Restaurante, a alternativa encontrada pela PRAE foi um contrato com o restaurante dos Servidores, que fica ao lado do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O  contrato foi feito com base na Lei Federal nº 8666/93, que autoriza dispensa de licitação, desde que seja um caso de emergência. “Quando a greve começou, procuramos restaurantes na região da UFSC que pudessem suprir a falta do RU para os alunos isentos. O único que pode abrigar um grande número de pessoas é o dos Servidores”, explica Dalton Barreto, diretor do Departamento de Assuntos Estudantis da UFSC. Pelo contrato, o aluno pode gastar até R$ 7,50 por refeição, o que equivale a aproximadamente 470 gramas de comida. Para utilizar o benefício, o aluno precisa retirar um vale-refeição na Secretaria do RU, de segunda a sexta, das 9h30 às 13h30.

Desde o início da greve os restaurantes dos arredores vêm lucrando mais, com o movimento maior. O restaurante Na Chapa, do Shopping da Trindade, registrou um aumento de 30% no faturamento, mas após a segunda semana, a demanda voltou ao normal. Segundo a administração, a queda aconteceu quando os alunos perceberam que a paralisação não terminaria logo e encontraram alternativas de almoço mais baratas, como preparar a própria comida em casa.

Abaixo, o movimento registrado no restaurante dos Servidores e no Shopping da Trindade.

Caso todos os 1200 alunos com direito a isenção almoçassem no mesmo dia no restaurante dos Servidores, o estabelecimento não daria conta da demanda

Quase todos os dias as filas chegam até a rua no restaurante dos Servidores, que é um dos mais baratos da região

A praça de alimentação do Shopping da Trindade enche todos os dias, as filas são longas e os proprietários dos restaurantes comemoram o movimento acima da média

Um almoço no local dificilmente sai por menos de R$ 10. Estudantes que almoçavam diariamente no RU estão preocupados