Ufscães conquistam a Universidade PDF Imprimir E-mail
Escrito por redação
Qui, 14 de Abril de 2011 14:43

Ufscães conquistam a Universidade

Projeto final da disciplina de Fotojornalismo III, da aluna Camila Raposo, em 2009.2
Edição: Thiago Moreno

“Cada um tem sua história”. É com essa frase repetida periodicamente que a jornalista e dona de três gatos Celita Fortkamp resume seu carinho pelos mais de cem cachorros que já passaram pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina.

O mau-trato de animais é crime com pena de três meses a um ano de prisão e multa, segundo a lei federal 9.605/9, artigo 32. Entretanto, a constituição ou as diversas câmaras espalhadas pela Universidade não impedem que esse seja um dos destinos preferidos daqueles que decidem se desfazer de seus cães e gatos, geralmente ainda filhotes. Talvez, por saberem que todos os animais que ali chegam são muito bem acolhidos pela comunidade universitária.

Atualmente, junto com mais duas voluntárias , Celita cuida de quase 20 Ufscães, apelido dos caninos que perambulam pela Universidade.  Sem apoio da instituição, elas vacinam, castram, dão banho e alimentam todos os animais abandonados na região. Além disso, cachorros e gatos são encaminhados para a adoção, também supervisionada pelas voluntárias.

Rex, Theozinho, Frederico, Pitoca, entre outros, estão em todos os cantos: na fila do restaurante, nas lanchonetes, nos atos do movimento estudantil e mesmo nas salas de aula. O jeito carinhoso e amigável dos cachorros conquista a todos os universitários. Não é raro, entre as aulas, ver gente brincando com o Cata Pau, ou algum cão cavalheiro acompanhando as meninas até suas casas depois de uma madrugada de festas.

A morte do Catatau, vira-lata mais famoso da Universidade, chegou a ser publicada no G1 e levou alunos a criarem uma placa homenageando o cão

Cachorros e estudantes convivem pacificamente na UFSC e nos intervalos das aulas sempre têm tempo para brincarem juntos e trocar carinhos

Os cães vivem perambulando entre os centros de ensino e recebem alimentação, banho, castração e vacinas de voluntárias como Celita Fortkamp

Pitoca e Rex estão até nas salas de aula, são frequentadores assíduos da disciplina de geometria quantitativa no Centro de Física e Matemática